Início Plantão Barra Tour do Rio 2013: Intervenções no trânsito da Orla da Barra

Tour do Rio 2013: Intervenções no trânsito da Orla da Barra

Tour do Rio  - Graça Paes/ Portal Aib News

 

A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio montou esquema especial para o início da Tour do Rio 2013 que ocorrerá no dia 28 de agosto (quarta-feira) . O Evento ciclístico  percorrerá várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. A largada será na Barra da Tijuca. De lá, os participantes seguirão em direção à Angra dos Reis.  No próximo dia 1 de setembro (domingo), os competidores retornarão à cidade. A chegada do evento será na Quinta de Boa Vista.

 

 

A concentração dos participantes será na Praça São Perpetuo (Praça do Ó), com largada prevista para às 10:15h.

 

 

A operação de trânsito começará às 5h, e contará com a participação de 75 Agentes de Trânsito da Prefeitura, entre Guardas Municipais e controladores da CET-Rio, que realizarão as intervenções de tráfego necessárias, trabalhando para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos e orientar motoristas e pedestres. Também haverá 40 motociclistas especializados, entre batedores da Policia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, além de motociclistas providenciados pelos organizadores do evento, que conduzirão o comboio de ciclistas, executarão os fechamentos necessários durante a passagem dos ciclistas e auxiliarão nas atividades relacionadas ao trânsito.

 

 

 

Serão utilizados 8 painéis de mensagens variáveis, que passarão orientações aos motoristas e informarão sobre as condições do tráfego. O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando a área do evento com câmeras e os técnicos da CET-Rio implantarão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

 

 

PERCURSO

Os ciclistas sairão da Barra da Tijuca, passarão pelo Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Prainha, Grumari, Guaratiba e Paciência e acessarão a Av. Brasil, seguindo em direção à Angra dos Reis.

 

O comboio passará pelas seguintes vias:

 

Av. Lucio Costa, Estrada do Pontal, Estrada Vereador Alceu de Carvalho, Rua Luiz Câmara Cascudo, Rua José Nogueira Diniz, Rua Flávio Cavalcanti, Rua José Carlos Nogueira Diniz, Rua Luiz Câmara Cascudo, Estrada Vereador Alceu de Carvalho, Estrada do Pontal, Avenida do Estado da Guanabara, Estrada do Grumari, Rua Francisco Caldeira de Alvarenga, Estrada Roberto Burle Marx, Av. D. João VI, Estrada da Pedra, Rua Gal. Alexandre Barreto, Estrada Santa Eugênia, Estrada de Paciência, Estrada do Campinho, Avenida Brasil.

 

Durante sua passagem, os ciclistas ocuparão uma faixa da pista de rolamento no sentido do tráfego de veículos. Os fechamentos de vias, quando necessários, serão executados pelos batedores e serão mantidos apenas pelo tempo necessário para a passagem dos competidores.

 

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

– Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados e observar com atenção a aproximação de motociclistas batedores, que indicarão a aproximação do comboio de ciclistas.

– É muito importante que os motoristas observem toda a sinalização e respeitem as orientações dos Agentes de trânsito, que estarão atuando para garantir a segurança dos competidores, dos pedestres e dos veículos.

– Aos motoristas que não necessitarem passar nas vias envolvidas no evento é sugerido que evitem utilizá-las, buscando rotas alternativas para seus percursos.

 

PREFEITURA DO RIO |  Assessora de Comunicação Social