Início Plantão Rio Trabalho voluntário na terceira idade

Trabalho voluntário na terceira idade

Desde 1996 a Universidade Autônoma da Terceira Idade (UnATI-Uerj) desenvolve o Projeto Idosos Colaboradores, do Programa de Valorização do Conhecimento do Idoso, vinculado à Coordenação de Projetos de Extensão e, na próxima quinta-feira (26/8), às 14h, realiza o 5º Workshop de Voluntariado Alternativas para uma sociedade que envelhece, no Auditório 91 da Uerj.

As assistentes sociais da UnATI, Sandra Rabello de Frias e Alzira Lobato, responsáveis pela condução dos trabalhos lembram que o workshop terá como enfoque principal, em consonância com a proposta do Programa Idosos Colaboradores, ressaltar e mostrar experiências de trabalhos voluntários na terceira idade. Como convidadas especiais, o evento trará a Historiadora Lili Rose e integrantes da Ong Patinhas do Bem.

A atividade terá como objetivo resgatar o sentimento que move o trabalho voluntário, mostrando o que motiva os idosos na busca desta ação, e as mudanças que essa atividade vem proporcionando aos mesmos.

– Ser voluntário é também doar-se, compartilhar afeto, carinho e principalmente amor! Desta forma, faremos neste Workshop um passeio pela história do amor no Brasil e compartilharemos experiências de trabalhos voluntários – explicou Sandra Rabello, coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI.

Logo, a valorização dos conhecimentos e a capacitação dos idosos em questões do envelhecimento, da cidadania e de ações voluntárias, buscando envolvê-los no exercício da participação social também serão enfocadas.

– Falaremos sobre a importância da amizade construída pelos idosos colaboradores no voluntariado, e as transformações que vêm sendo realizadas no Projeto, ao longo dos seus 13 anos de existência – completou Alzira Lobato, coordenadora do Projeto Idosos Colaboradores da UnATI.

Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário” é um ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade, doando seu tempo e conhecimentos. Realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, ou social.

Fonte: UnaTTI