Início Plantão Rio Tradicional festa comemora os 447 anos da cidade do Rio de Janeiro

Tradicional festa comemora os 447 anos da cidade do Rio de Janeiro

Os 447 anos da Cidade Maravilhosa foram comemorados com muita festa durante toda esta quinta-feira, com eventos especiais e gratuitos. À noite, no Largo da Carioca, teve distribuição para população do tradicional bolo gigante, desta vez com de 44 metros e 70 centímetros, estampando diversos cartões postais da cidade, como o Maracanã e o Cristo Redentor. O bolo, que era cortado tradicionalmente na Rua da Carioca, mudou de local para não provocar retenções no trânsito da região. Uma banda de marchinhas animou a festa tocando músicas como “Cidade Maravilhosa”.

 

O prefeito Eduardo Paes chegou direto da Califórnia, onde participou de um dos mais importantes eventos de inovação e tecnologia do planeta, o TED (Technology, Entertainment and Design), para cortar o bolo de aniversário da cidade:  “Mesmo depois de 19 horas de viagem consegui chegar a tempo de soprar as velinhas da minha cidade. Estou muito feliz em estar aqui comemorando os 447 anos da cidade mais maravilhosa do mundo”.

 

O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, fez uma benção especial ao Rio com a imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade.

 

Também no Largo da Carioca, foi promovido um baile popular comandado da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca (Sarca), com apresentação de recreadores, personagens infantis, além de artistas circenses.

 

Morador do Catete, o aposentado Ribamar Damasceno disse que todo ano ele participa da festa comemorativa ao aniversário da cidade:  “Com chuva ou sol, eu venho comer um pedaço de bolo para brindar o aniversário da minha cidade. Ainda mais agora nesse momento que o Rio está vivendo, com menos violência e mais alegria. Quando dá, eu ainda levo bolo para a minha família”.

 

As comemorações de aniversário da segunda maior cidade brasileira serão encerradas na Quinta da Boa Vista, na noite de hoje, com shows gratuitos do Jammil, Trio Ternura, Gustavo Lima, Revelação, MC Sapão e Coral Resgate. A atração principal da noite fica por conta do grupo de pagode Sorriso Maroto.

 

A festa de aniversário da Cidade Maravilhosa foi iniciada ontem, dia 29 de fevereiro, no Morro do Corcovado, com uma homenagem à atriz Fernanda Montenegro, que recebeu o título de “A mais Carioca do Rio”. Hoje pela manhã foi celebrada uma missa no Cristo Redentor pelo arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta, com a participação do cardeal Stanislaw Rylko (organizador da Jornada Mundial da Juventude) e de membros do Conselho do Vaticano que estão na cidade.

 

Fonte: Prefeitura do Rio