A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 13 a 30 de janeiro, o espetáculo “Rebú”, uma produção do Grupo Teatro Independente que volta à cena com texto inédito de Jô Bilac, após o sucesso de “Cachorro!”.
Em tom de tragicomédia, o Teatro Independente cria um verdadeiro "Rebú" em uma peça de época com ares cinematográficos. O clima alude a um set de filmagem e a trama se passa no fim do século XIX. Mas a peça não usa recursos de projeções e afins como se poderia pensar. A linguagem essencial, calcada nos atores, é uma das características da Cia cujo primeiro trabalho foi a peça “Cachorro!”.
“O intuito é resgatar a época sem reconstituí-la, trazendo à tona um ar de revisitação”, explica o diretor Vinícius Arneiro. O dramaturgo Jô Bilac completa: “Localizar o espetáculo em um século remoto e ao mesmo tempo se debruçar na linguagem cinematográfica nos direciona a um intencional contraste, um choque entre linguagens”.
Para o grupo, a diferença entre o primeiro e o segundo espetáculo é a experiência adquirida após três temporadas no Rio, duas em São Paulo e uma turnê nacional. “Hoje somos quase uma família. Quando estávamos em São Paulo, moramos todos juntos num apartamento por seis meses", revela o ator Paulo Verlings. E a família ganhou parceiros. Foram apadrinhados pela Cia. dos Atores que acolheu o projeto e ainda contam com profissionais como o figurinista Marcelo Olinto e o iluminador Paulo César Medeiros na equipe do novo espetáculo.
Sinopse:
Em Rebú, Matias e Bianca são recém-casados e moram numa casa isolada em meio a um descampado. O jovem casal prepara-se para receber Vladine, irmã adoentada de Matias, que traz junto seu bem mais precioso: Natanael, uma espécie de filho. A hiperbólica e exigida cautela com a saúde da hóspede e a presença do seu acompanhante fazem com que Bianca, aos poucos, crie uma rivalidade com ambos, levando o embate às últimas conseqüências.
Ficha Técnica
Direção: Vinicius Arneiro
Texto: Jô Bilac
Elenco: Carolina Pismel, Diego Becker, Júlia Marini e Paulo Verlings
Cenário: Daniele Geammal
Figurinos: Marcelo Olinto
Iluminação: Paulo César Medeiros
Trilha sonora original: Luciano Corrêa
Produção: Teatro Independente
SERVIÇO
Espetáculo Rebú
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Avenida Almirante Barroso 25, Centro – Rio de Janeiro (estação metrô carioca)
Data: de 13 a 30 de janeiro de 2010
Horário: 19h30
Ingresso: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia – além dos casos previstos em lei, empregados e clientes CAIXA também têm direito a meia entrada)
Duração: 75 min
Classificação: 14 anos
Bilheteria: de terça a domingo, de 10h às 22h
Lotação máxima do teatro: 226 lugares (mais 04 para cadeirantes)
Acesso para portadores de necessidades especiais
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural
Assessoria de Imprensa
CAIXA Cultural Rio de Janeiro
(21) 2202 3086 / (21) 2202 3096
www.caixa.gov.br/caixacultural
Fonte: Caixa Cultural Rio