Início Plantão Brasil Transpetro paga impostos a mais de 300 munícipios

Transpetro paga impostos a mais de 300 munícipios

O economista Rubens Teixeira, diretor da área financeira e administrativa da Petrobras Transportes SA (TRANSPETRO), abriu a 9ª Reunião técnica tributária com as empresas do Sistema Petrobras. Na oportunidade, exaltou a importância do evento no sentido de sedimentar parcerias, fortalecer a cooperação e padronizar os entendimentos de questões tributárias. “Nós precisamos fazer uma sistematização do conhecimento e uma unificação do tributário, porque apesar de termos independência de gestão, somos um sistema único Petrobras. Devemos estar coesos e de mãos dadas.”

De olho no cumprimento dos pagamentos ao fisco, Rubens alertou para que as empresas se protejam e paguem somente o que seja devido. “Não me refiro a métodos escusos para lesar o fisco e nenhum de nós comunga nesta idéia. Quero dizer que,  pagamentos indevidos afetam os resultados da Companhia.”

Márcia Schneider, gerente geral de planejamento tributário da Petrobras, apoiou a análise de Rubens Teixeira, acrescentando que o evento serviu para encontrar-se uma posição única para o fortalecimento do sistema tributário, diante, inclusive da escassez de recursos e da crise financeira mundial. “

– Hoje, o objetivo não é treinar e, sim discutir e nos alinharmos”, conclui Márcia.

Em dado momento, Rubens Teixeira traçou um paralelo citando uma passagem Bíblica onde Jesus fala sobre os tributos: “Dai a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus”. “Devemos, sim, pagar os tributos por mais rigorosos que sejam com o contribuinte.” Disse mais: “A parte boa é quando pagamos tributo e, com isso propiciamos condições ao governo de fazer investimentos públicos na geração de empregos, exercitando responsabilidade social.” 

Além de estimular a equipe a perceber o cenário atual, por ambos os lados, Rubens, ressaltou que o Sistema Petrobras deve estar coeso nos entendimentos para não ser fragilizado. “Afinal, a Transpetro paga imposto a mais de 300 municípios em mais 20 estados, sujeito a mais de 320 entes federativos, cujos atos administrativos gozam da presunção de legalidade.” 

Paulo Cesar Marques, gerente geral de controladoria da Transpetro, acredita que os encontros da área tributária trazem uma oportunidade ímpar de formar uma visão única para a holding, alcançando os resultados na grandeza de desafios da empresa.” Segundo Rubens Teixeira, um dos grandes desafios é combater a crise, fazendo uma política anticíclica, ou seja, mais investimentos.  

“A presença do presidente Sergio Machado e do diretor financeiro e administrativo Rubens Teixeira na nona edição do encontro, acaba por dar o tom para que os técnicos caminhem com mais segurança, afirma a gerente de avaliação tributária estratégica, Solange Dornela.

Fonte: Jorge Saldanha