A Prefeitura do Rio, do por meio da Secretaria Municipal de Transportes, apresenta balanço do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2013. Atendendo às recomendações, a maioria do público utilizou as linhas circulares especiais Terminal Alvorada- Cidade do Rock para chegar e sair do evento. Cerca de 200 coletivos circularam das 14h às 4h, todos os dias de show, com partidas em intervalos de, aproximadamente, dois minutos e, nos horários de pico, intervalos de um minuto.
A plataforma exclusiva de embarque para a Cidade do Rock permitiu operação de simultânea em até 20 ônibus. O tempo de espera médio para o embarque foi de dez minutos. Já no Terminal Cidade do Rock, a bateria de roletas na entrada da área de embarque permitiu rápido escoamento do público na saída.
Já serviço Rock in Rio primeira classe, operado por ônibus rodoviários tipo frescão com frota de 480 veículos, partiu de 14 pontos da cidade com destino ao festival e desembarque no Terminal dentro do RioCentro. Cerca de 35 mil expectadores utilizaram esse serviço nos primeiros dias do evento. Para o próximo fim de semana, a prefeitura solicitou à organização do Rock in Rio reforço na sinalização dos terminais de ônibus para a saída do evento.
Equipes vistoriam 500 táxis no fim de semana
Durante o fim de semana do festival, as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) vistoriaram 500 táxis nos principais portões de entrada da cidade e no entorno da Cidade do Rock. Deste total, os 40 agentes apreenderam 72 táxis fantasma, 31 só no domingo, dia 15/9. Os carros de passeio que, irregularmente, faziam transporte de passageiros sob cobrança, estavam descaracterizados e trafegavam com placa na cor cinza, sem taxímetro e sem qualquer autorização da prefeitura. Além disso, os agentes lacraram 59 por mau estado de conservação e também rebocaram 16 táxis pirata, oito motos e 11 vans com documentação irregular.
Assessoria