O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) poderá ser tema de campanha no estado do Rio. A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, em primeira discussão, nesta terça-feira (15/09), o projeto de lei 2.150/09, que institui a campanha estadual de prevenção do transtorno, a ser realizada anualmente na primeira semana de abril. A proposta é do deputado Sabino (PSC), que defende a campanha como um meio de dar visibilidade sobre a doença e suas chances de cura.
– Só recentemente passamos a conhecer este diagnóstico, que parece ser a resposta para muitas compulsões. A campanha dá visibilidade, e, ao fazer isso, aumenta as chances de diagnósticos e tratamentos corretos, aposta o autor.
A campanha será organizada pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil e deverá conter atividades que incluam palestras ministradas por especialistas no assunto, exposição de painéis e dinâmicas de grupos. O texto também autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com instituições para que seja elaborada campanha publicitária de divulgação e esclarecimentos a população do surgimento da doença e sobre seu tratamento.
Fonte: Alerj