Início Plantão Rio Três crianças do Vidigal serão selecionadas para treinamento na inter de Milão,...

Três crianças do Vidigal serão selecionadas para treinamento na inter de Milão, na Itália

 

O português Luís Figo, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2001, fez uma tabelinha com o músico Gabriel O Pensador para marcar um gol a favor da inclusão social pelo esporte. O artista é o embaixador no Brasil do Dream Football, projeto criado por Figo em 2009 que avalia vídeos de jovens talentos do futebol e os direciona para grandes clubes mundiais. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, pela Lei do Incentivo ao Esporte, apóia o projeto de Figo que vai organizar o Torneio Dream Football UPP, que será realizado no Vidigal até o dia 10 de junho, para meninos de nove a 14 anos.

 

 

As partidas serão filmadas e o site do projeto de Figo (www.dreamfootball.com) será abastecido diariamente com os vídeos. Os três melhores jogadores vão viajar para a Itália treinar durante uma semana no Internazionale de Milão, onde Figo jogou entre 2005 e 2009. Além disso, olheiros do Fluminense estarão presentes no torneio para escolher 12 crianças para uma peneira no clube.

 

O subsecretário estadual de Esporte e Eventos, Nilo Felix, esteve presente no lançamento do projeto nesta quarta-feira (30/5), em nome da secretária estadual de Esporte e Lazer, Marcia Lins. Para Nilo, esta parceria com Figo é mais uma conquista da nova fase do Estado do Rio de Janeiro.

 

– Essa parceria remete à reflexão, ao grande momento em que o Rio está vivendo, à boa relação entre os poderes estadual, federal e municipal, o que não existia há 30 anos. Este projeto que devolveu a paz aos cariocas, onde agora há segurança. Esta pacificação se dá por meio de projetos sociais, com pessoas como o Gabriel O Pensador que luta e acredita nesses projetos. Hoje o Estado tem mais 700 núcleos do projeto Rio 2016, que oferece esporte em todo o estado e beneficia mais de 200 mil pessoas.

 

 

O embaixador do projeto, o cantor Gabriel O Pensador, também é parceiro da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em projetos sociais na Rocinha e afirma a importância de atividades que integrem a comunidade depois da ocupação policial.

 

– É importante lembrar que esta iniciativa está sendo bem sucedida. O primeiro passo é pacificar, o segundo passo muito importante é socializar e trazer atividades e unificar a cidade com cultura, esporte, educação e respeito. Não é só de segurança que o povo precisa. Isso aqui, humildemente, pode contribuir trazendo alegria, trazendo esporte. Essa população da comunidade gosta muito de esportes e, com a parceria do Governo do Estado, temos outros esportes chegando às comunidades, como vôlei, ginástica, lutas. A galera só precisa de oportunidades e eu agradeço ao Governo do Estado por oferecer essa chance. – afirmou o cantor.

 

O criador do projeto, o ex-jogador português Luis Figo, espera que está parceria seja a oportunidade para realização de sonhos desses meninos.

 

– Esperamos ser mais um braço a oferecer oportunidades para realizar sonhos nesta comunidade. É um prazer enorme estar aqui neste dia tão importante, não só para a Dream Football, como também para toda população do Vidigal. Esperamos que não só o Rio de Janeiro, mas todo o Brasil, seja um peso muito importante no projeto, pois se trata de um país que tem milhões de habitantes e uma paixão e um amor muito grande pela modalidade. O mais importante é conseguirmos criar oportunidades para esses jovens poderem ter um futuro mais risonho e mais positivo. As crianças são o futuro do mundo e ficamos felizes de criarmos essa chance de seguir um sonho. Nossa missão é que cada vez mais seja possível surgir novos talentos.

 

 

Sucesso em 178 países, a Dream Football é uma plataforma global que funciona online, via internet, onde jovens de todos os países que desejam se tornar craques da bola podem filmar suas jogadas e enviar gratuitamente para o site do projeto (www.dreamfootball.com). Neste ano, dez garotos de cinco países (Brasil, Portugal, EUA, França e Venezuela) foram premiados com esta viagem ao Rio de Janeiro até o dia 10 de junho. Eles participaram de uma partida com crianças que jogam no Vidigal e “os melhores do mundo” foram goleados por 6×2.

 

– Os meninos do Vidigal jogam muito, sentimos uma dificuldade e não conseguimos ganhar. Esse projeto é de muita importância pra mim, por que não são todos os projetos que podem viajar e conhecer outros lugares, e além do mais estar ao lado do Figo é um aprendizado muito grande para minha carreira, e eu espero a partir daqui estar futuramente em um time grande e ser um grande jogador como o Figo foi. – afirmou Diogo Cunha, de 13 anos, um dos premiados do Dream Football.

 

Fonte: Governo do Rio