Início Plantão Barra Trilha Transcarioca oferece uma viagem ecológica pela Cidade Maravilhosa

Trilha Transcarioca oferece uma viagem ecológica pela Cidade Maravilhosa

O carioca tem, oficialmente, a primeira mega trilha do país, que cruza a cidade por um percurso de aproximadamente 180 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca: a Trilha Transcarioca. Durante o trajeto, o visitante tem a oportunidade de apreciar atrativos naturais pouco conhecidos do Rio e descortinar a Cidade Maravilhosa de ângulos inusitados. A trilha pode ser percorrida na sua integralidade ou em seções, de acordo com o interesse, a aptidão e a disponibilidade de tempo de seus usuários. O decreto que reconheceu a Trilha Transcarioca, foi assinado na terça, dia 6 de junho, pelo prefeito Marcelo Crivella, e publicado no Diário Oficial do dia 7.

 

 

A institucionalização da trilha ressalta o papel de destaque que desempenha em termos de mobilização da sociedade civil e dos órgãos de gestão de unidades de conservação em prol das boas práticas de manejo da visitação em áreas naturais, ao servir de modelo de conservação de diversos ecossistemas da Mata Atlântica, funcionando como uma ferramenta viva de educação ambiental.

 

 

A trilha percorre quatro unidades de conservação de proteção integral do município, gerenciadas pela Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente – Seconserma: Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca e é considerada pela União Internacional para a Conservação da Natureza UICN) como um dos melhores exemplos de corredor ecológico em área urbana no mundo.