Outra classificada que concorre à 4ª Edição do Troféu Responsabilidade Social, o Instituto Terrazul é uma Entidade Civil Sem Fins Lucrativos, fundada em 1997 e tem sua sede localizada na Ilha da Gigóia, na Barra. O objetivo é promover o desenvolvimento humano através de uma ampla proposta voltada para a preservação do meio ambiente, o resgate da cultura local e a qualificação técnica do público envolvido através de ações de iniciação profissional.
A principal estratégia de trabalho do Terrazul é a formação de Redes de Desenvolvimento Local, que visam a articulação de parcerias em prol da sustentabilidade dos projetos implementados. O Instituto conta com 5 Centros em sua estrutura organizacional: Centro de Capacitação Ambiental, Centro de Iniciação Profissional, Centro de Formação Cultural, Centro de Comunicação e Informática e Centro Administrativo Financeiro. Cada centro tem possibilitado o desenvolvimento de metodologias e programas, que visam subsidiar ações governamentais e da sociedade civil em prol do desenvolvimento sustentável. Atualmente importantes projetos estão em andamento, tais como: Água em Unidade de Conservação (Programa Petrobras Ambiental) e Arredores (Unimed-Rio).
Resultados Qualitativos o Instituto Terrazul: Redes de desenvolvimento local criadas e fomentadas;Comunidade da Ilha da Gigóia atendida na iniciação profissional através de informática e formação audiovisual;Parque Nacional da Tijuca divulgado e contemplado com ações de proteção; Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá promovido quanto a ações preservacionistas. Resultados Quantitativos:Projeto Comunidade Eficiente – 2002 a 2007 – 226 mil residências atendidas; Escola de Informática e Cidadania – em andamento – 180 pessoas/ano; Ação educacional Arredores – em andamento – 600 pessoas/ano; Projeto Jovens comunicadores – em andamento – 15 jovens; Violino e canto – em andamento- 60 pessoas/ano; Projeto Água – em andamento – 90 jovens fixos e 1080 pessoas/ano visitação.
Fonte: Terrazul