A prefeitura do Rio de janeiro irá passar o controle dos túneis da cidade para consórcios privados que terão que fazer manutenção e melhorias nas galerias. Ao todo dezessete túneis serão cedidos para a iniciativa privada, incluindo o Zuzú Angel, Joá e Grota Funda.
A licitação deverá acontecer no segundo sementes desse ano e um amplo pacote de melhorias deverá ser incluído como a instalação de novas placas de sinalização, sistema de câmeras, novo sistema de ventilação, entre outras. As empresas vencedoras também deverá fazer o monitoramento das pistas e terão ligação direta como o Centro de Operações do Rio.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo, essa é uma maneira de unificar os serviços de conservação dos túneis, deixando assim as estruturas tenham um melhor padrão.
O subsecretário de Projetos Especiais, Concessões e Parcerias Público-Privadas, Jorge Arraes, falou que mesmo com essas mudanças não haverá cobranças de pedágio para os motoristas. Os recursos que serão investidos deverão ser retiradas do tesouro nacional. Como esse processo ainda está no início, as melhorias só poderão ser percebidas no próximo ano.