Início Plantão Brasil Turismo investe em Inclusão Social

Turismo investe em Inclusão Social

Cerca de 100 jovens paulistas participarão  da aula inaugural do projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional, no bairro Jardim São Luiz. A iniciativa faz parte do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (MTur), e é desenvolvida em parceria com a Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (Epah).

Os jovens são moradores da Zona Sul de São Paulo (SP), têm idade entre 16 e 24 anos, e vivem em situação de vulnerabilidade social. Serão oferecidos quatro cursos profissionalizantes de turismo: recepção de hotéis e pousadas, auxiliar de organização de eventos, garçom/garçonete e bartender. A duração dos cursos é de quatro meses.

Segundo a coordenadora geral do TSI, Elisabeth Bahia, o objetivo do projeto é enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes da região por meio da capacitação, com foco no turismo sustentável. “O turismo é um setor que abre muitos caminhos, como geração de renda e inclusão social. Oferecemos a esses jovens novas oportunidades”, acrescenta a coordenadora.

Os familiares dos jovens, ou os responsáveis por eles, também farão parte das ações do projeto, explica Elizabeth: “É importante que eles conheçam a proposta e apóiem a participação nas aulas”.

Além dos cursos, os alunos também receberão acompanhamento psicossocial e apoio para a entrada no mercado de trabalho, e informações para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A aula inaugural acontece na próxima segunda-feira (16), na Rua Frederico Grotte, nº 322 – Jardim São Luiz, São Paulo (SP).

O PROJETO

O projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional foi lançado em 2007, pelo MTur, e já formou mais de 800 jovens. Mais de 45% deles já foram inseridos no mercado de trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here