Início Plantão Rio TV aberta para passageiros de linha intermunicipal

TV aberta para passageiros de linha intermunicipal

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) autorizou, em portaria publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial, a transmissão de programação da TV aberta em ônibus que fazem linhas intermunicipais em todo o estado. Anteriormente, as regras do departamento só diziam respeito a programações fechadas, como mensagens institucionais e comerciais, entre outras, as quais necessitavam de liberação prévia para exibição.

A primeira experiência neste sentido já será testada pela empresa Rio Ita, com instalação do equipamento em veículos das linhas Alcântara-Castelo e Alcântara-Botafogo, escolhidas pelo trajeto longo, o qual, não raro, circula por pontos onde se registra congestionamentos, como a Ponte Rio-Niterói. Segundo Marcelo Gonçalves, diretor da Rio Ita, este serviço pretende ser um diferencial “que permitrirá que o passageiro faça sua viagem casa-trabalho-casa de uma forma mais relaxada”.

No sistema, criado pela própria Rio Ita, que está sendo implantado pela empresa Adpixos, os passageiros poderão escolher entre duas programações oferecidas no monitor – entretenimento, informação, utilidade pública, entre outras – cujo som só será ouvido por meio de fones, nos mesmos moldes dos usados em viagens aéreas. Este serviço em nada interferirá na dinâmica das viagens e, de acordo com os diretores da empresa em questão, testes já estão sendo feitos há cerca de 60 dias, com total sucesso.

– Nossa intenção é a melhoria das viagens que milhares de trabalhadores fazem diariamente entre suas casas e o local de trabalho. Com a disponibilidade deste serviço, eles terão acesso a informações importantes ou mesmo poderão relaxar durante o percurso, aliviando, por exemplo, o estresse causado pelos congestionamentos típicos dos grandes centros – afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.

Pela portaria publicada nesta segunda-feira, fica mantida a exigência de veiculação, a cada uma hora de programação, de três minutos de mensagens de utilidade pública ou de cunho institucional. A novidade fica por conta da inclusão dos sinais de TV aberta, cujo controle do material exibido atenderá à legislação pertinente ao serviço de radiodifusão. A instalação de sistema para captação deste tipo de sinal deverá ser informada antecipadamente ao Detro pelas empresas de ônibus.

 

Fonte: Governo do Rio