Início Plantão Brasil TV Brasil lança série

TV Brasil lança série

Para comemorar os 60 anos da televisão brasileira, a TV Brasil estreia neste sábado (18), às 22h, a série TV 60, de Carlos Alberto Vizeu. Através de depoimentos inéditos e imagens exclusivas, a história da tevê será contada ao longo de dez capítulos, de 26 minutos cada. São entrevistas com os principais protagonistas da inauguração do primeiro canal (Tupi), no ar em 18 de setembro de 1950, em São Paulo. E ainda cenas que revelam as dificuldades, os improvisos, o impacto da novidade, os momentos célebres e os primeiros programas.
A série abre com um depoimento do ator Lima Duarte que, apontando para o prédio onde funcionou o primeiro canal brasileiro e a primeira televisão da América Latina, diz: “Ninguém me contou, eu estava aqui”. A estreia foi transmitida em 200 aparelhos e Cassiano Gabus Mendes conta que o programa inicial deu um “trabalho danado”. O jornalista Assis Chateaubriant havia comprado uma estação, mas ninguém sabia o que fazer, que tipo de equipamento e quantas câmeras seriam necessárias para ela entrar em operação.
Para isso, uma equipe viajou para os Estados Unidos a fim de comprar equipamento, que depois chegou ao porto de Santos (SP). Além de cenas em que a atriz Lolita Rodrigues canta o hino da TV Brasileira, o programa traz um relato de Hebe Camargo. Ela lembra que também passou as mãos “naqueles caixotes” que chegaram de navio e, em seguida, levados para São Paulo. Ali aquela carga foi usada para criar o que Hebe definiu como a “coqueluche” da época, ou seja, a televisão. 
Ao longo do episódio, são exibidos alguns fatos que marcaram a história, como a inauguração das novas emissoras e os programas memoráveis que tinham como apresentadores as figuras de J Silvestre, Chacrinha, Blota Júnior, Flávio Cavalcanti, Dercy Gonçalves, entre outros. O público vai saber também como o futebol conquistou espaço na televisão. E também como o teatro foi parar na telinha, nas palavras de artistas como Fernanda Montenegro e Sérgio Britto.
EBC

Fonte: TV Brasil