A TV Cultura, maior canal público do Brasil, completou 45 anos de existência nesta segunda-feira (16/6). E para comemorar o aniversário, a emissora tem se dedicado à exibição de programas que fizeram sucesso e vídeos gravados pelos atores e apresentadores que fizeram história.
“Bem Brasil”, “Fábrica do Som”, “Rá Tim Bum”, “Bambalalão” e “X-Tudo” são os destaques do especial, que também conta com novas vinhetas em formato de linha do tempo com desenhos cujos traços têm assinatura do cartunista Paulo Caruso.
Crédito:Divulgação
A campanha ordena fatos marcantes da história do Brasil e do mundo que transcorreram em paralelo à trajetória da TV Cultura, como a chegada do homem à lua, o festival de Woodstock e as Diretas Já. “Resgatamos diversos materiais da TV, desde jornalísticos até infantis, e contextualizamos nessas exibições do especial”, explica Rita Okamura, assistente da presidência e responsável pelo núcleo de programação da Cultura.
Jornalismo
Entre os destaques da programação jornalística da Cultura está o tradicional “Roda Viva”, que recebeu grandes nomes como Telê Santana, Ayrton Senna, Caetano Veloso e Fidel Castro. Em breve, a emissora aposta também em novos rumos para seus telejornais.
Rita menciona o “Mais Cultura” e “JC Debate” como exemplos de jornalísticos recentes que estão gerando resultados. “Fizemos essa abertura na hora do almoço para o jornalismo e começamos a conquistar audiência. Além deles, o “Jornal da Noite” já está muito consolidado”, completa.
Para o especial de aniversário, o “Mais Cultura”, comandado pela apresentadora Bárbara Thomaz, traz conversas com personagens históricos e mostra quem são os produtores, câmeras e cinegrafistas que trabalham nos bastidores do programa.
Audiência
Os grandes carros-chefe da emissora no quesito audiência são os programas “Planeta Terra”, “Viola, Minha Viola”, “Matinê Cultura” e a reprise do “Sítio do Pica Pau Amarelo”, conta Rita, que adianta o retorno de um sucesso infantil dos anos 1990. O famoso Castelo “Rá-Tim-Bum” volta a ser exibido já no próximo dia 30 de junho, acompanhado de uma exposição no Museu da Imagem e Som de São Paulo (MIS), de 16 de julho a 12 de outubro.
Há 33 anos na emissora, a executiva explica que o grande legado da Cultura é a missão em informar o cidadão, passar responsabilidade com o conteúdo que exibe, transmitir confiança e de buscar cativar o telespectador. “A Cultura deixou sua imagem marcada ao longo do tempo e continua presente”, acrescenta.