Programas sociais que beneficiam mais de 16 milhões de pessoas, empreendidos em mais de seis mil escolas em todo o País, e que promovem a inserção social de cidadãos de comunidades carentes motivaram a entrega, nesta terça-feira (10/11), da maior honraria concedida pelo Legislativo fluminense, a Medalha Tiradentes, à TV Globo. Sintonizada em praticamente 100% do território nacional e em mais 130 países e com uma média de audiência de quase 50%, a Globo tem, em seus 45 anos de história, diversos prêmios de excelência por promover a responsabilidade social. "A parceria com a Globo tem grande importância para este Parlamento, pois, a cada vez que uma campanha nossa é veiculada pela tevê, os atendimentos nos disques (serviços telefônicos gratuitos) crescem muito. Além disso, essa comenda mostra ainda que consolidar o conceito de imprensa livre, forte e independente só faz com que o País avance", discursou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB).
Representante das Organizações Globo, que também receberam o Título de Benemérito do Estado, Paulo Marinho disse estar muito emocionado com o "reconhecimento público do papel social de nossos veículos" (as organizações englobam os jornais diários "O Globo", "Extra", "Expresso" e "Diário de São Paulo", além de emissoras de TV e de rádio, uma editora, uma gravadora e uma produtora de filmes, dentre outros). Para Marinho, receber a medalha significa "estar em consonância com o fortalecimento do valor social da TV aberta". O integrante da família Marinho também sublinhou a importância das parcerias. "Elas são pilares indispensáveis em nosso trabalho social. Esta Assembleia é um espaço legítimo de debates e de ideias que devem servir à coletividade", reforçou.
Com um plateia formada por deputados, vereadores do Rio, autoridades e crianças e adolescentes que participam dos programas sociais desenvolvidos e apoiados pela Globo – 90 jovens do Espaço "Criança Esperança" dos morros do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, 20 da Central Única das Favelas (Cufa) e 30 do AfroReggae –, a cerimônia teve apresentação de um vídeo sobre as atividades da TV Globo e de um número musical da Orquestra de Cordas do AfroReggae. Além do "Criança Esperança", que nos 23 anos de existência arrecadou R$ 204 milhões e beneficiou cerca de 4 milhões de jovens, a Globo, em espaços publicitários, já veiculou gratuitamente mais de 330 mil inserções de campanhas sociais, um investimento de praticamente R$ 220 milhões.
A Globo também conta com uma parceria com as escolas: o "Amigos da Escola", que fomenta a criação de redes de parceiros e voluntários e mobiliza a sociedade para compromissos com a Educação. Em 2008, o projeto ampliou as fronteiras e passou a lidar com temas que influenciam a questão educacional, como a evasão escolar, a repetência e o analfabetismo. Outra atividade importante realizada há 15 anos é o "Ação Global", que atingiu, em 2008, 970 mil pessoas no País, resultando em 2,4 milhões de atendimentos em um único dia e a emissão de mais de 130 mil documentos. Outro trabalho realizado pelas Organizações Globo é o projeto "Globo Universidade", que ganhou ano passado um site e um canal de TV e passou a estar disponível também para o grande público.
Também compuseram a mesa de cerimônia o diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal, o desembargador Antonio Duarte e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o acadêmico Marcos Vilaça, representando a Academia Brasileira de Letras (ABL).
Fonte: Alerj