Início Plantão Rio Uerj assina parceria com universidade americana

Uerj assina parceria com universidade americana

Primeira no Brasil a aplicar o sistema de cotas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) assinou em parceria com a Southern University de Baton Rouge, de Louisiana (USA), – instituição considerada referência internacional ao educar majoritariamente afrodescendentes – um protocolo de intenções que prevê a realização de intercâmbio cultural entre as duas organizações.

 

Segundo o reitor americano, James Llorens, alunos brasileiros poderão ter a oportunidade de estudar na universidade, que tem sete mil alunos sendo 90% dos estudantes da raça negra.

 

– Nossa intenção é que professores e alunos brasileiros conheçam nossa universidade que existe há 100 anos. Queremos atrair alunos de diferentes países e aumentar a nossa diversidade. Será muito proveitoso que nossos estudantes também venham ao Rio – afirmou Llorens.

 

A delegação americana, que está no Rio desde o início da semana, também compareceu ontem ao Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine) para conversar com lideranças do movimento negro e reiterar a intenção de estreitar laços com o Governo do Rio. Para o presidente do Cedine, Paulo Roberto dos Santos Paulão, a visita foi bastante produtiva:

 

– A influência da universidade da Louisiana tem sido grande na questão da igualdade racial. Agora, poderemos trocar conhecimento e experiência com uma instituição que possui tradição em ações afirmativas – disse Paulão.

 

Fonte: Governo do Rio