Início Plantão Rio Uerj debate os 30 anos da Lei de Anistia

Uerj debate os 30 anos da Lei de Anistia

Durante o período da ditadura militar, o Brasil viveu uma das épocas mais difíceis de sua história: censura, fechamento do Congresso Nacional, ausência de liberdade de expressão, prisões arbitrárias, entre outras coisas. A anistia política, decretada em 1979, pelo então presidente João Figueiredo, foi uma brisa que soprou no país numa época em que, como diz a música, "amigos eram presos e sumiam assim para nunca mais".

O Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea (NIBRAHC) da UERJ realizará, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, o Simpósio Apesar de você – 30 anos da Anistia Política no Brasil.
O evento, que ocorrerá no auditório 13 da UERJ, terá a participação de nomes de peso da luta política brasileira tais como: Dilma Rousseff, ministra Chefe da Casa Civil; Paulo Vanucchi, ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; professora Lená Medeiros, Sub-Reitora de Graduação da UERJ; Marcelo Freixo, deputado estadual e Ricardo Vieiralves, Reitor da UERJ.

Segundo os organizadores do Simpósio, o seu principal objetivo é garantir à comunidade acadêmica e à sociedade civil brasileira o acesso ao debate sobre esse tema que se desdobra em outros, como por exemplo: defesa dos direitos humanos; a abertura dos arquivos do período (1964 até a década de 1980); e a polêmica sobre a tortura no Brasil.

Além disso, o simpósio terá como preocupação estabelecer o debate entre renomados especialistas e proporcionar aos pesquisadores, aos estudantes e à sociedade reflexão e esclarecimento sobre os temas em questão.

As inscrições para Apesar de você – 30 anos de Anistia Política no Brasil são gratuitas, porém limitadas a lotação do auditório. Haverá emissão de certificados. Para mais informações acesse o site: sites.google.com/site/30anosdaanistia

 

Fonte: Uerj