O Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores Professora Izabel. M. G. do N. Gurgel (Maqua), da Faculdade de Oceanografia (Faoc), foi inaugurado na última quinta-feira (5/11), às 11h, na Capela Ecumênica da UERJ.
A cerimônia contou com a presença do reitor Ricardo Vieiralves, do diretor da faculdade, Marcos Antônio Fernandez, de representantes das Sub-Reitorias, da Petrobras (instituição parceira da Uerj), da Associação Cultural e de Pesquisa Noel Rosa, além da homenageada, Izabel Gurgel, chefe do Departamento de Oceanografia, de 1978 a 1983, e Sub-Reitora de Graduação, de 1991 a 1992.
Único da Região Sudeste em que se tem a possibilidade de receber uma carcaça e proceder as análises que darão todo o perfil do animal estudado, o laboratório abrigará estudos referentes aos projetos já em desenvolvimento, que envolvem o monitoramento da população de botos da Baía de Guanabara, a investigação do caminho dos poluentes na cadeia alimentar dos cetáceos das três baías do Estado – Guanabara, Sepetiba e Ilha Grande – além de capacitar profissionais de alto padrão em monitoração ambiental.
Criado em 1992 por estudantes da Faoc, o projeto Maqua já recolheu e estudou mais de 300 botos-cinza da Baía de Guanabara. Agora, com o Laboratório, os pesquisadores responsáveis esperam poder dar continuidade às atividades que visam à atenuação dos danos ao ecossistema.
Fonte: Uerj