Início Plantão Rio UERJ pretende debater ampliação de campus

UERJ pretende debater ampliação de campus

O reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves, pretende montar um grupo de trabalho formado por estudantes e professores para criar e debater o plano de ampliação do campus da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da instituição em São Gonçalo, região Metropolitana do Rio. Segundo Vieiralves, o grupo começará seu trabalho desenvolvendo uma planilha de cursos para serem implantados no município, devido aos futuros avanços tecnológicos que o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) proporcionará à região.

– A criação do Comperj, junto com a descoberta do pré-sal, vai gerar uma alteração econômica no Brasil e no mundo. Para São Gonçalo, pela proximidade com o complexo, desenvolver-se tecnologicamente é uma urgência, já que hoje a região não forma profissionais competentes para cobrir a demanda necessária para esse avanço, informou o reitor, em encontro promovido, nesta quarta-feira (30/09), pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio na Câmara de Vereadores de São Gonçalo.

Vieiralves ainda citou os cursos que deverão ser implantados ao programa de cadeiras da Uerj: Engenharia de Petróleo e Gás, Materiais e Engenharia Química. O presidente da Comissão de Educação da Câmara de São Gonçalo, vereador Marlos Costa (PT), disse que irá conversar com o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Alerj, deputado Rodrigo Neves (PT), que foi representado por seu chefe de Gabinete, Domício Mascarelli, para que Neves possa cobrar do Governo do estado a liberação do orçamento destinado a custeio e investimento do Legislativo estadual que foi repassado para a Uerj.

– A universidade representa um papel importante para o desenvolvimento regional. Os investimentos do Governo ainda estão muito centrados na capital e é preciso olhar também para outros municípios. Tenho certeza que, com estes avanços, iremos também atrair grandes empresas para São Gonçalo, gerando, assim, empregos e aumentando a renda per capita deste que é o segundo maior município do estado, ressaltou Costa.
 
Também estiveram presentes na reunião a diretora da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Uerj, Maria Tereza Goudard; a presidente da Associação dos Docentes da Uerj (Asduerj), Inalda Pimentel, e Rodrigo Monteiro, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE).

 

 

Fonte: Alerj