Início Plantão Rio Uerj Sem Muros oferece serviços à população

Uerj Sem Muros oferece serviços à população

Para estreitar a relação com a sociedade, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro promove anualmente a Uerj Sem Muros. Até a próxima sexta-feira (9/10), a instituição realizará simultaneamente Feira de Prestação de Serviços, Semana de Graduação, Mostra de Extensão e Espaço Ciência. A 20ª edição do evento apresentará ao público a produção acadêmica de universitários de diversas áreas de conhecimento. Ensino, pesquisa e cultura fazem parte da programação da feira.

Uma das principais atrações da Uerj Sem Muros é a Feira de Prestação de Serviços. Realizada há vinte anos, a feira é uma oportunidade para que a população possa desfrutar gratuitamente de importantes serviços, como vacinação, tipagem sanguínea, pressão arterial, teste de glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC) e orientação sobre e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Cerca de três mil pessoas, entre visitantes e estudantes, devem comparecer à feira de serviços. A expectativa é de que a Uerj Sem Muros receba aproximadamente cinco mil visitantes.

– A Uerj Sem Muros congrega todos os trabalhos dos alunos de extensão, pesquisa e graduação. Durante o evento, são apresentadas mais de 1,5 mil pesquisas. A feira surgiu junto com a Uerj Sem Muros. Foi o que deu início a esse importante evento acadêmico. Hoje, montamos também um planetário e profissionais da Televisão e Rádio Uerj explicarão como esses veículos funcionam – esclareceu uma das coordenadoras do encontro e diretora do Departamento de Extensão da Uerj, Nádia Pimenta Lima.

A 20ª edição da feira conta ainda com estandes de fisioterapia, primeiros socorros, saúde psicomotricidade, técnicas de relaxamento e psicologia, além de oficinas de marketing e audiovisual e palestras sobre tabagismo e hanseníase. O público poderá aprender um pouco mais sobre os projetos Saúde na Vila, Saúde Escolar e o Grupo Conviver Saúde. As ações estão incluídas no Projeto Ligas Acadêmicas, da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj.

A professora Jaciara Pinheiro, de 41 anos, aproveitou a visita guiada que está fazendo com a turma da Escola Municipal Francisco Campos, localizada no Grajaú, para realizar testes de glicemia, pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC). Para Jaciara, o evento Uerj Sem Muros é extremamente importante para auxiliar na educação de seus estudantes, que cursam o 6° ano do Ensino Fundamental. A professora revelou ainda que os espaços da feira de serviços foram os que mais conquistaram os alunos.

– Além de ensinar, as crianças podem fazer exames médicos, tomar vacinas e aprender um pouco sobre educação sexual. A aprendizagem fica mais acelerada quando promovemos passeios educativos como este. Estou aproveitando para realizar testes que não tenho tempo de fazer por causa da rotina cansativa. Há anos, prestigio o evento. Essa edição está ótima. Se pudéssemos, viríamos à feira de serviços todos os dias. É uma pena que o espaço funcione só até amanhã – contou Jaciara Pinheiro.

Além da Feira de Prestação de Serviços, a Uerj Sem Muros oferece oficinas, shows, teatro, dança, apresentações de maracatu e mostra de artes plásticas. No evento, acontece também a 9ª Semana de Graduação, com a divulgação de experiências realizadas nos cursos da universidade. A meta é dar maior visibilidade aos projetos cadastrados nas unidades acadêmicas. A atração prevê visitas guiadas para estudantes do Ensino Médio.

Na 18ª Semana de Iniciação Científica, bolsistas apresentam ao público seus trabalhos. Já o 6º Espaço Ciência, dá oportunidade para que professores e alunos dos ensino Fundamental e Médio participem de experimentos de física, matemática, biologia, educação, oceanografia, artes e engenharia. O evento ajuda a incentivar a criatividade dos jovens.

Quem visita a Uerj Sem Muros não pode deixar de acompanhar a Mostra de Extensão, que divulga os trabalhos extensionistas e promove a integração do conhecimento da universidade com a sociedade. Há 13 anos, o objetivo principal dessa atração é garantir a transformação social. Oficinas e atividades culturais – como apresentações musicais, exibição de cinema e exposições de obras de arte – estão incluídas na mostra.

Serviço

20ª Uerj Sem Muros

Data: até o dia 9 de outubro

Local: Teatro Odylo Costa, filho – Rua São Francisco Xavier, n° 524, Maracanã

Informações: (21) 2587-7481 e (21) 2587-7116

Entrada franca
 

Fonte: Governo do Estado RJ