Início Plantão Barra UFRJ busca voluntários para pesquisa

UFRJ busca voluntários para pesquisa

A Universidade Federal do Rio de Janeiro está inscrevendo voluntários, com osteoporose, para a realização de uma pesquisa no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Para se inscrever, o paciente, homem ou mulher, deve ter osteoporose diagnosticada por um médico e ter mais de 60 anos. O estudo é coordenado pelas pesquisadoras Verônica Vianna e Maria Eugenia Duarte com o objetivo principal de comparar a eficácia de quatro medicamentos que já são utilizados para o tratamento da doença.

De acordo com Maria Eugenia Duarte, o projeto terá uma utilidade prática muito grande, pois indicará qual o medicamento mais adequado para cada paciente que sofre de osteoporose, atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Os resultados desta pesquisa permitirão analisar, através de comparações, a eficácia do tratamento com diferentes medicações. Ao final de um ano, esperamos poder subsidiar o Ministério da Saúde na definição de uma política pública sobre o tema”, explica. Os pacientes que ingressarem na pesquisa serão submetidos periodicamente, a exames de imagem (radiografia, densitometria e tomografia óssea) e de sangue.

O estudo é financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) e Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT).

Quem quiser participar pode se cadastrar através do formulário eletrônico disponível no site www.into.saude.gov.br ou ligar para 3512-4987 ou 3512-4988, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30.

Fonte: UFRJ