Início Plantão Brasil UFSCar reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior em torno de debates...

UFSCar reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior em torno de debates sobre educação a distância

Entre os dias 10 e 22 de setembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o Simpósio Internacional de Educação a Distância – SIED 2012 – e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – EnPED 2012. Os eventos são realizados por meio de uma parceria entre a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação a Distância (GEPEaD-UFSCar).

 

 

Com a temática “Reflexões pela democratização do conhecimento de qualidade”, o SIED 2012 se estabelece como lugar de análise das implicações diretas e indiretas da implementação de cursos na modalidade de educação a distância (EaD) em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. O principal objetivo é divulgar conhecimentos acerca da EaD, no que tange à gestão, docência, aprendizagem e a mediação tecnológica e pedagógica.

 

Já o EnPED 2012 tem como tema “Redes colaborativas: sujeitos, saberes e tecnologias na educação a distância” e objetiva constituir uma rede de pesquisadores em educação a distância, integrando contribuições de diferentes estudos sobre EaD. A constituição da Rede de Pesquisadores da Educação a Distância (rEaD-Pq) deve fomentar análises das particularidades desse campo de investigação, por meio da maior colaboração e articulação entre os pesquisadores envolvidos com a temática.

 

Os eventos serão realizados em duas etapas: uma virtual e outra presencial. Na etapa virtual (10 a 20 de setembro), especialistas promoverão sessões de debates temáticos pelo ambiente virtual e as sínteses das discussões virtuais serão apresentadas nas mesas-redondas presenciais. A parte presencial (20 a 22 de setembro) conta com mesas-redondas, apresentação de trabalhos em pôsteres e comunicação oral, além de atividades como lançamento de livros e apresentações culturais. Pôsteres e comunicações serão apresentados também na etapa virtual dos eventos.

 

Assim, os interessados podem submeter trabalhos para avaliação e apresentação em forma de pôsteres ou como comunicação oral. Os trabalhos devem ser resultado de investigação sistemática sobre EaD ou educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação e serão selecionados para apresentação somente na etapa virtual ou nas duas fases do evento.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de setembro e o período para submissão de trabalhos é de 02 a 22 de julho. Todas as informações estão em www.sied.sead.ufscar.br e em www.enped.sead.ufscar.br. Acompanhe também os eventos pelo facebook.com/ead.ufscar e pelo twitter em @seadufscar e @pesquisa_ead.

 

Fonte: Assessoria