Início Cultura “Uma janela para o oceano”, mostra fotográfica do projeto EUceano, estreia no...

“Uma janela para o oceano”, mostra fotográfica do projeto EUceano, estreia no AquaRio

Considerada maior exposição sobre mares feita por um único artista, será aberta ao público em 13 de janeiro e traz imagens subaquáticas feitas pelo fotógrafo e documentarista Rodrigo Thomé

Elas exigem fôlego, conexão e têm a incrível capacidade de transportar os espectadores a um mundo maravilhoso que precisa ser desvendado, além de encantar pela beleza. Assim são as imagens subaquáticas do fotógrafo e documentarista Rodrigo Thomé, que estreia a mostra “Uma janela para o oceano”, em 13 de janeiro, no AquaRio.

O lugar escolhido não foi por acaso. O Aquário Marinho do Rio tem como uma das missões conscientizar os visitantes sobre a importância da conservação da vida marinha assim como o fotógrafo Rodrigo Thomé em suas expedições pelo mundo. Ele capitania, ao lado do também documentarista Rodrigo Cebrian, o projeto EUceano, do qual a mostra faz parte.

Feitas a partir de sua vivência pelos mares do mundo, as 68 fotos de Rodrigo Thomé poderão ser contempladas por quem visitar o circuito do atrativo. A mostra “Uma janela para o oceano” é considerada a maior já feita por um único artista sobre os mares. Ao todo, são de 143 m2 de fotos impressas.

A exposição é uma parceria entre EUceano, UNESCO e a Década dos Oceanos, da ONU, com o AquaRio, e busca cumprir a missão de conectar os dois lados, criando portais para apresentar as maravilhas do mar e as incríveis criaturas que vivem nele, inclusive a própria humanidade. “Eu acredito que a minha missão é abrir janelas que aproximem a humanidade do mar e suas criaturas”, comenta Rodrigo Thomé, autor da exposição.

“A exposição ‘Uma janela para o oceano’ é de extrema importância para conectar as pessoas com o mar em toda a sua imensidão e propiciar mais conhecimento para que se entenda a relevância e a urgência da preservação dos oceanos. A UNESCO não tem poupado esforços para a implementação da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, mas devemos lembrar que precisamos agir juntos, e que os oceanos são importantes para as nossas vidas e para todo o planeta”, afirma Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil.

Uma mostra que ajuda a conscientizar os visitantes

Ao longo dos últimos séculos, os mistérios e a falta de conhecimento sobre a enorme massa de água que forma o planeta Terra afastaram a humanidade dos mares. Para Rodrigo Thomé, essa distância cria dificuldade em amar e proteger não só a água em si, mas também a vida que nela habita. “O meu objetivo é levar o oceano às pessoas, utilizando imagens, vídeos e ações práticas que criem conhecimento, empatia e amor pelo mar”, reitera o artista que acredita que a mais complexa “missão” do mar é a de conquistar a empatia da humanidade.

Para o fotógrafo, a humanidade criou uma narrativa que desde o início de história dos homens, por mais conectados e dependentes que eles sejam dos oceanos, os mares se tornaram o lar de todos os mistérios e medos, um ambiente inóspito povoado por criaturas monstruosas, que só pode ser desafiado pelos mais corajosos e fortes.

Para Rafael Franco, biólogo marinho e gerente técnico do AquaRio, a parceria reúne os ideais e valores em comum. “A conservação e estudo sobre os oceanos e criaturas do mar é nossa prioridade. O AquaRio também foi fundado com o propósito de aproximar o ser humano e a natureza, promovendo a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, acrescenta.

Rodrigo Thomé, EUceano e AquaRio convidam o público a embarcar nessa jornada de conhecimento, conexão e empatia para mudar a forma como o oceano é visto e aprender a “aMar”!

EUceano

Hoje, Rodrigo Thomé e seu amigo, Rodrigo Cebrian, estão no ar em “EUceano”, um projeto de 10 anos que segue a Década dos Oceanos da ONU para melhor compreender, respeitar e proteger o mar e suas criaturas. Uma parceria com a UNESCO e a Década do Oceano da ONU, o projeto é veiculado pelos canais Off e Modo Viagem e disponível na plataforma Globoplay.

Além disso, estreando em 15 de janeiro, toda segunda-feira, em uma collab entre o perfil EUceano e o canal global de mídia social da UNESCO, chamado Ocean Mondays, é postado um vídeo com fatos, curiosidades, inspirações e tudo mais relacionado ao oceano é publicado.

 

SERVIÇO

Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)

Horário de funcionamento: das 9h às 18h

Ingressos: www܂aquariomarinhodorio܂com܂br