Início Plantão Mundo União Europeia assina acordo inédito

União Europeia assina acordo inédito

O governo da Espanha anunciou em sua página oficial na internet, na manhã de hoje (18), a conclusão do primeiro acordo feito entre a União Europeia e a América Central, destacando que este é um precedente histórico. O acordo foi assinado com a Costa Rica, El Salvador, a Guatemala, Honduras, a Nicarágua e o Panamá, fechando um ciclo que negociações que começou em 2007.

A nota publicada no site do governo espanhol afirma que o acordo inédito resultará no livre comércio entre a União Europeia e a América Central, apoiando a diversificação das exportações de bens, serviços e capitais. Segundo a nota, a participação de empresas espanholas nas novas oportunidade de negócios geradas pelo acordo potencializará o comércio bilateral como "um importante motor de recuperação econômica".

O texto diz ainda que o acordo "constitui um instrumento para o desenvolvimento social, econômico e político da América Central, lançando as bases para promover a integração do mercado centro-americano e a luta contra a pobreza”. “A União Europeia, por sua parte, consolida os seus laços preferenciais por esta região, cuja posição geoestratégica a transforma em um sócio de inegável interesse", acrescenta o comunicado.

A Presidência espanhola conseguiu o acordo "graças ao esforço, ao compromisso e à flexibilidade demonstrados pelas partes, fruto de uma vontade política compartilhada", segundo a nota. A conclusão das negociações entre a União Europeia e a América Central será anunciada oficialmente

Fonte: Agência Brasil