Início Plantão Rio Unicarioca desmistifica IR

Unicarioca desmistifica IR

A UniCarioca — com sede nos bairros Rio Comprido, Jacarepaguá, Méier, Bento Ribeiro e Centro do Rio — decidiu colaborar com os contribuintes que farão o Imposto de Renda 2011. A instituição decidiu abrir as portas de suas cinco unidades para oferecer toda a sua expertise no segmento contábil à comunidade fluminense. Entre 28 de março e 29 de abril — data limite para entrega do IR —, das 19h às 22h, alunos do curso de Ciências Contábeis estarão, gratuitamente, à disposição de todos os interessados, esclarecendo as principais dúvidas relacionadas ao preenchimento do formulário da Receita Federal. Essa ferramenta está sendo chamada de Serviço Gratuito de Orientação sobre Imposto de Renda.

    “O objetivo dessa ação é fazer com que a faculdade e a comunidade caminhem de mãos dadas, fortalecendo ainda mais a função de nossa instituição, que é a de prestar serviços com excelência e qualidade”, complementa o reitor e professor da UniCarioca, Celso Niskier.

 

Professor da Unicarioca adianta algumas dicas aos contribuintes 

                Para Sérgio Vidal, professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicarioca, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 — ano base 2010 —, os melhores dias para fazer o IR são os da primeira semana. Ele informa que as pessoas que declaram com antecedência receberão sua restituição antes. “Além disso, em caso de algum problema com a receita, o contribuinte terá tempo disponível para resolvê-lo, minimizando assim a necessidade de realizar uma declaração retificadora após o prazo de entrega”, complementa Vidal.

          Ele também orienta os contribuintes que, após a declaração, guardem todos os documentos por pelo menos cinco anos, uma vez que a Receita Federal poderá requisitá-los a qualquer momento. E lista os erros mais comuns durante o preenchimento do formulário: registro de compra e venda de imóvel com o valor menor no recibo, plano de saúde descontado indevidamente, benefícios da previdência privada sem a declaração completa e abatimento do mesmo recibo de despesas médicas dos anos anteriores.

          Para quem gosta de fazer a declaração do IR com antecedência, o professor Vidal recomenda que já faça a seleção dos documentos necessários para realização da mesma. “É bom saber que o governo federal aumentou, em 2011, o limite para declaração. Sendo assim, quem recebeu mais de R$ 22.487,25 (vinte e dois mil, quatrocentos e oitenta e sete reais e vinte e cinco centavos) ao longo do ano de 2010 terá que declarar. É importante lembrar também que em 2011 será extinta a entrega da declaração em papel”, alerta. 

SERVIÇO 

– Serviço Gratuito de Orientação sobre Imposto de Renda

Local: Nas cinco unidades da UniCarioca (Rio Comprido, Centro, Méier, Bento Ribeiro e Jacarepaguá)

Data: 28 de março a 29 de abril

Horário: das 19h às 22h

Valor: Gratuito

Aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrições antecipadas.

Mais informações: Site www.unicarioca.edu.br ou e-mail [email protected] / Telefone (21) 2563-1919

Fonte: Approach