Início Plantão Rio Unidade de Ordem Pública na Tijuca

Unidade de Ordem Pública na Tijuca

No primeiro dia de operações da Unidade de Ordem Pública (UOP) implantada na Tijuca, Zona Norte, a Secretaria Especial da Ordem Pública, através da guarda municipal, multou 94 veículos e rebocou 15 (7 motos) por estacionamento irregular na região. Durante a fiscalização, 24 moradores de rua foram acolhidos (4 menores). Guardas Municipais impediram 31 pessoas de panfletar nas ruas do bairro.  Dois galhardetes de publicidades, 50 óculos e 30 leques também foram apreendidos na ação. Agentes de Controle Urbano da Seop realizaram um trabalho de ordenamento do espaço público com relação ao comércio ambulante na região. 
– Partimos do princípio da UPP, onde a vigilância permanente é instalada em determinada região. A Tijuca foi o primeiro bairro escolhido porque tem graves problemas de ordenamento.  Neste modelo de fiscalização, a Guarda Municipal estará sempre presente, garantindo a tranquilidade do cidadão nas ruas – disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública. 
A partir da reformulação do treinamento da GM-Rio, os agentes que atuam na Tijuca estão capacitados para agir de forma mais territorializada, identificando os problemas específicos da região. Uma equipe de 180 guardas municipais patrulharão uma área que abrange a Praça Saens Peña, Praça Varnhagem, a Avenida Maracanã, as ruas Barão de Mesquita, Conde de Bonfim, Maxwell e vias próximas, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem. Eles trabalharão em turnos, garantindo patrulhamento 24 horas. 

Fonte: Seop