O Natal chegou cinco dias mais cedo para cerca de 300 crianças moradoras do Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Nesta quinta-feira (20/12), a comunidade pacificada recebeu a visita do Papai Noel, que chegou a bordo de um helicóptero da Polícia Militar e distribuiu presentes para os pequenos que escreveram cartinhas com pedidos de natal. O evento aconteceu no CIEP Salvador Allende, que fica ao lado da sede da UPP, e ainda contou com uma festinha, com direito a pula-pula, atividades recreativas, música, bolo e refrigerante.
Usando um traje natalino na cor azul, que representa a integração entre polícia e comunidade, o tenente e subcomandante operacional da UPP do Morro dos Macacos, Carlos Alberto Penco, fez a alegria da criançada ao presenteá-las com bicicletas, bolas, bonecas, patins, jogos e vários outros tipos de brinquedos. Todos os presentes foram doados por policiais da UPP e funcionários de instituições que promovem projetos sociais nas comunidades.
– Esta experiência foi ótima para mim. Nunca tinha me vestido de Papai Noel e é muito bom trazer alegria para as crianças da comunidade. O nosso objetivo é trabalhar para que essa nova geração possa crescer sem a influência da criminalidade – disse o tenente Carlos Alberto Penco, que ficou o tempo todo cercado pelo público-mirim e fez sucesso como o Bom velhinho.
O comandante da UPP do Morro dos Macacos, capitão Felipe Carvalho, ressaltou a importância da data festiva para promover a aproximação entre os policiais e os moradores da comunidade.
– O Natal é uma data importante e esse tipo de evento aproxima a polícia da comunidade. É muito gratificante ver o sorriso estampado no rosto das crianças. É muito gratificante estar aqui hoje – explicou.
O pequeno João Victor Gomes, de 9 anos, exibia, com satisfação, o laptop de brinquedo que ganhou no evento.
– Escrevi uma cartinha pedindo um laptop do Ben 10, mas nunca pensei que realmente ganharia. Agora, sim, eu acredito em Papai Noel – afirmou.
Já Ariane Domingos, de 12 anos, estava empolgada com o violino que recebeu do “Bom velhinho”. A menina faz aulas do instrumento há dois anos no Instituto Pão de Açúcar e sempre sonhou em ter um violino só seu.
– Ganhar esse violino foi uma surpresa para mim. Não imaginei que, ao escrever uma carta para o Papai Noel, realizaria meu sonho. Agora vou poder praticar muito em casa – disse.