Início Plantão Rio Unidade do Ceperj Social é inaugurada na Rocinha

Unidade do Ceperj Social é inaugurada na Rocinha

Os moradores da Rocinha receberam com festa a primeira unidade do Ceperj Social, projeto que oferece cursos de capacitação e inclusão digital gratuitos, na tarde desta segunda-feira (08/03). Nos três primeiros meses, a Fundação Ceperj (Centro de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores do Estado do Rio de Janeiro) deve beneficiar 270 moradores da comunidade com cursos de informática e da nova ortografia. O presidente da Ceperj, Jorge Barreto, informou que o projeto será estendido para outras comunidades nos próximos meses.

– O Ceperj Social é o Estado levando capacitação profissional e inclusão digital à população carente. A ideia é levar o projeto para outras comunidades, mas ainda não definimos quais as próximas áreas a serem atendidas. Acredito que sejam comunidades atendidas pelas UPPs – disse Barreto, presidente da Ceperj, referindo-se às Unidades de Polícia Pacificadora.

A Fundação investirá R$ 19 mil mensais nessa comunidade. As aulas serão ministradas por professores locais, e o espaço vai funcionar nos três turnos (manhã, tarde e noite), de segunda a sexta-feira. Em poucos meses, os moradores da Rocinha serão atendidos com aulas de idiomas (inglês e espanhol) e cursos da área técnico-administrativa.

O coordenador do Ceperj Social, Maurício Alves Casais, garante que a procura pelos cursos já é grande.
– Tem dia que o telefone não para, os moradores estão interessados no projeto. Na minha visão, a informática, primeiro curso a ser aplicado, é uma necessidade no mundo de hoje, até porque abre portas no mercado de trabalho – destaca o coordenador.

O Ceperj Social levará cidadania para a Rocinha. A comunidade terá acesso à internet em banda larga gratuito, para inscrição em concursos organizados pela fundação, projetos sociais, requerimento de documentos, distribuição de currículos e outros.

– Esse projeto é muito importante para a nossa comunidade, é uma grande oportunidade para aqueles que não têm acesso à internet. Eu mesmo pretendo fazer todos os cursos – comemora o estudante Wellington Pedro da Silva, 22 anos.
O Ceperj Social funciona na Travessa Escada, 4, altura do número 550 da Estrada da Gávea, na Rocinha.

Fonte: Ceperj