Início Plantão Brasil Unidades da SES promovem ações no Dia Mundial sem Tabaco

Unidades da SES promovem ações no Dia Mundial sem Tabaco

No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado na próxima quinta-feira, 31 de maio, duas unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vão promover ações voltadas para a população com o objetivo de esclarecer temas relacionados ao tabagismo e tratamento do problema. Durante o dia, equipes da Vigilância Sanitária da SES farão mais uma Blitz do Rio sem fumo, com inspeções em estabelecimentos em diversos pontos da cidade.

 

O Pam Cavalcanti fará exibições de filmes, com direito a saquinhos de pipoca, e apresentação teatral sobre o tema. As sessões de cinema acontecem às 11h, 13h, 14h e 15h e a peça às 9h30. Durante o dia, os visitantes poderão fazer o Teste do Monoxímetro, que avalia o prejuízo causado pelo tabagismo na respiração, e receber orientações sobre o tratamento e as consequências do tabagismo, além de poderem se inscrever no Programa de Controle do Tabagismo oferecido na unidade. As atividades terminam às 17h.

 

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) também vai dedicar a data para orientar a população a combater o fumo e parar de fumar. Das 9h às 15h, uma equipe com profissionais de assistência social, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, reabilitação, nutrição, cardiologia, pneumologia, psiquiatria e odontologia do instituto estará na Cobal do Humaitá recebendo e orientando a população sobre temas relacionados tabagismo e seu tratamento. Durante a ação, serão oferecidos Medição de pressão arterial, Teste de glicemia, Teste do grau de motivação para parar de fumar e Teste do grau de dependência química à nicotina.

 

Programa de combate ao fumo – O instituto oferece o Programa de Prevenção e Tratamento do Tabagismo desde 2003. Nele, os fumantes, sejam pacientes internados ou externos, recebem apoio de psicólogos, psiquiatras, cardiologistas, odontologistas e fonoaudiólogos para abandonar de vez o vício.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa