Os advogados Cláudio Candiota Filho e Marcelo Santini acabam de conquistar uma vitória praticamente inédita, em benefício do gaúcho Fernando Henrique Panontin contra a United Airlines. Em razão da prática de “overselling” (overbooking não existe mais) a United consumiu 86 horas para transportar Fernando de Washington/DC, capital dos Estados Unidos, para Porto Alegre, numa das mais demoradas viagens aéreas que se tem conhecimento.
A questão foi objeto de demanda cível decidida, há poucos dias, pelo juiz Mauro Caum Gonçalves, da 3ª Vara Cível de Porto Alegre. A ação teve elogiável e rápida tramitação: ajuizada em 19 de março de 2009, já em 16 de junho foi sentenciada, destacando-se a sensibilidade do juiz que reconheceu a necessidade de indenizar o consumidor e punir o mau fornecedor.
Segundo informa o advogado Cláudio Candiota Filho, “o passageiro terá direito a uma indenização de R$ 35 mil, mais juros e correção monetária. Espera-se que essa decisão indique o inicio das condenações em maior valor contra grandes empresas que costumam desrespeitar os consumidores”. Cabe recurso. A United é uma das maiores empresas aéreas do mundo.
Fonte: Mariangela Amorim