Pela primeira vez, uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foi premiada na categoria Ouro do Prêmio Qualidade Rio (PQRio) de 2012, a mais importante honraria do Governo do Estado na área de gestão. O prêmio foi entregue na quinta-feira (06/06), no auditório da Caixa Econômica Federal, no Centro, à UPP de Botafogo, que participou com outras instituições públicas e privadas de todo o estado. Inaugurada em agosto de 2008, a UPA já havia conquistado a Menção Honrosa, o Bronze e a Prata na mesma premiação em anos anteriores. A Assessoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde também levou o prêmio na categoria Ouro.
Já na categoria Prata, quatro unidades da pasta receberam a premiação: hospitais Adão Pereira Nunes, Alberto Torres e Eduardo Rabello e o PAM Cavalcanti. Já na categoria Bronze, as unidades vencedoras foram Hospital Prefeito João Batista Cáffaro, PAM Coelho Neto e UPA Engenho Novo. A Ouvidoria Geral e a Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional também ganharam na categoria Bronze. Receberam Menção Honrosa na premiação deste ano a Central Estadual de Transplante, UPAs Maré, Penha e Tijuca, Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) e Hospital Estadual Vereador Melchíades Calazans.
A participação das unidades da Saúde no PQRIO ocorre sob a coordenação e orientação do Programa de Excelência em Gestão – PEG. O Programa tem por objetivo principal qualificar a gestão, possibilitando a implantação de uma cultura de melhoria contínua dos serviços, a desburocratização dos processos de trabalho e a humanização da saúde no estado, tendo como foco os resultados e a satisfação dos usuários, além da mudança da imagem da saúde pública junto à população.
O prêmio
Lançado em 1999 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o PQRio classifica as organizações de acordo com seu estágio de desenvolvimento gerencial, adotando como base o modelo de excelência em gestão que contempla, entre outros requisitos: liderança da alta administração, desempenho relativo aos clientes, gerenciamento de um sistema de informações, gerenciamento de processos, desenvolvimento de recursos humanos e otimização dos custos.
O prêmio é dividido em cinco categorias: Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro e Medalha de Ouro, que são definidas de acordo com faixas de pontuações. O propósito é conduzir gradativamente as organizações avaliadas a concorrerem ao Prêmio Nacional de Gestão Pública.
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