Início Plantão Rio UPP do Batan inaugura base avançada na comunidade Fumacê

UPP do Batan inaugura base avançada na comunidade Fumacê

 

A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Batan, em Realengo, inaugura nesta sexta-feira (5/10), a partir das 10h, a base avançada da Água Branca, novo posto de policiamento da UPP, responsável pelo patrulhamento da comunidade conhecida como Fumacê. A solenidade de inauguração acontecerá na Rua Ministro Ranulpho Bocayuva Cunha, em Realengo, e contará com a presença de autoridades e lideranças comunitárias.

 

 

Segundo a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional da Água Branca, atualmente cerca de onze mil moradores residem na localidade que receberá o reforço de mais 40 policiais militares, além dos 106 que já compõem o efetivo da UPP. Ocupada pelas forças policiais (UPP Batan, Batalhão de Choque e Batalhão de Ações com Cães) desde o dia 17 de agosto, a comunidade da Água Branca passará a integrar a área da UPP que já possui uma base avançada na comunidade do Corinto.

 

 

A instalação do posto da Água Branca atende a um pedido dos próprios moradores que desejavam o fim de ações criminosas, como roubos e tráfico de drogas no local. A partir da solicitação, a Secretaria de Segurança, com o apoio da Polícia Militar, realizaram um estudo para definir a logística operacional, o efetivo e a implantação da base. A proximidade com a UPP Batan permitiu a viabilidade de se estender a pacificação até a comunidade.

 

 

Inaugurada em 18 de fevereiro de 2009, a UPP Batan foi a 3ª unidade a ser instalada pelo programa de pacificação e atende ainda as subcomunidades Vila Jurema e Conjunto Habitacional dos Ipês. Atualmente, a unidade possui diversos projetos sociais e esportivos e disponibiliza um programa de atividades físicas para idosos.

 

 

– Com a instalação da base avançada da Água Branca teremos a oportunidade de estender os projetos sociais e esportivos desenvolvidos no Jardim Batan para a nova comunidade atendida. Estamos prontos e à disposição dos moradores para estabelecer a aproximação com essa população, que somada às comunidades adjacentes, chegam a aproximadamente 29 mil moradores, de acordo com dados do Instituto Pereira Passos (IPP) – ressalta o capitão Marlow Rodrigo da Silva, comandante da UPP Batan.

 

Curiosidades

 

O nome da base (Água Branca) foi escolhido pelos próprios moradores, devido à proximidade com a Estrada da Água Branca e do conjunto habitacional que leva o mesmo nome. De acordo com os moradores, a escolha é para desvincular a população da localidade conhecida como “Fumacê”, estigmatizada por frequentes ações de criminosos. Já o nome Batan é derivado da árvore Urubatã que existia no local durante a ocupação popular.

 

Governo do Rio