Início Plantão Rio UPP macacos promove casamento comunitário para doze casais

UPP macacos promove casamento comunitário para doze casais

Com tapete vermelho, flores, bufê, fraques, buques, e vestidos de noiva, doze casais da comunidade dos Macacos, em Vila Isabel, oficializam os seus relacionamentos, nesta sexta-feira (18/01). A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do local promoveu a terceira edição do casamento coletivo para moradores, na sede do América Futebol Clube, na Tijuca. O secretario José Mariano Beltrame acompanhou a cerimônia.

Parcerias com empresas privadas e o apoio do Governo do Estado viabilizaram mais uma edição do casamento. A cerimônia religiosa foi realizada por um capelão da Polícia Militar. As noivas foram maquiadas e penteadas por profissionais do Senac, na Carreta da Beleza, em Manguinhos. Para Beltrame, essas iniciativas são importantes para que os moradores de áreas antes dominadas pelo poder paralelo possam desfrutar a liberdade conquistada.

– Aos poucos as pessoas vão exercendo aquilo que elas tinham esquecido, que é o exercício da própria liberdade. As pessoas podem conversar, podem vir a esse local e fazer uma festa, um evento bonito com toda a sua família. O que antes não digo que era impossível, mas era muito mais difícil, uma vez que você tinha dentro do local onde essas pessoas moravam um governo tirano, paralelo, em que tudo tinha que ser solicitado – afirmou o secretário.

Quando tinha apenas 14 anos, Ana Helena Urbano, hoje com 32, começou a namorar. Dezoito anos e um filho depois, ela conseguiu realizar o sonho de criança: subir ao altar com Kléber, de 36, e oficializar o casamento. Ela conta que tudo o que quer é passar o resto da vida ao lado do primeiro namorado.

– Casamento para mim é para sempre, acho que é por isso que demorei tanto a casar. Meus pais estão juntos há 40 anos e é isso que eu quero para nós dois. Não tivemos a oportunidade de fazer as coisas certas, casar e depois ter filhos, mas depois de tantos anos realizo meu sonho – disse a recreadora.

Depois de um relacionamento que rendeu dois filhos, é com o segundo companheiro que Elisângela da Costa Alves, de 31 anos, casou com tudo que tem direito graças a iniciativa da UPP: vestida de noiva e com festa.

– Fomos a uma loja escolher o vestido. Nem sei descrever o que senti quando me vi. É o vestido mais lindo que uma mulher pode usar na vida – garantiu.

Família em festa

Com 16 anos de relacionamento e três filhos, Daiana Azevedo, de 37 anos, e Marcelo Paulino, de 37, viveram um dia especial nessa sexta-feira. De manhã, os dois celebraram o casamento. À noite, a filha mais velha, Marcela, debutou na festa também promovida pela UPP. Daiana conta que a jovem foi a grande incentivadora da união oficial dos dois.

– Sempre pensávamos em casar, mas acabávamos deixando para depois porque faltava tempo, e principalmente dinheiro. Mas agora a UPP nos deu a oportunidade e a Marcela nos intimou. Estou muito emocionada de ser a noiva e a mãe da debutante.

 

Governo do Rio