A partir de segunda-feira (15/07), 130 crianças do Morro dos Prazeres poderão participar da colônia de férias “Amiguinhos da Paz”, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local. Com passeios e atividades como cinema, praia, visita ao Parque da Catacumba, ao zoológico e até à sede do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), a 5ª edição terá cinco dias de duração e está com inscrições abertas até 13 de julho.Para fechar a programação, no dia 19, será realizado o Arraiá da Paz.
Poderão participar 110 crianças, de 6 a 10 anos, e 20, de 11 a 14 anos, que serão monitores. Todos serão escolhidos entre os de maiores notas e melhor comportamento no colégio.
“Exigimos que estejam matriculados na escola, que tenham frequência, comportamento exemplar e somente notas MB e B. Os pais e professores estão adorando, porque, desde que anunciamos os novos critérios, há dois meses, muitas crianças melhoraram as notas”, disse a coordenadora da colônia, soldado Juliana de Souza. Cerca de 10 policiais voluntários e alguns pais e mães da comunidade ajudam na organização da colônia.
Segundo a soldado Juliana, este ano a faixa etária será menor, para conseguir mais atenção, disciplina e melhor aproveitamento das atividades por parte das crianças.
“Percebemos que precisávamos focar em uma faixa etária menor para obter resultados melhores. Antes, misturávamos crianças de idades diferentes, mas os interesses e a forma de se comportar variavam muito. Nossa intenção não é só divertir, mas educar”, explicou a coordenadora.
Na última edição da colônia de férias da UPP Prazeres, no verão, os participantes visitaram um sítio em Mauá, foram a um espetáculo do AffroCirco, no Affroreggae, e assistiram a uma sessão de cinema montada dentro da comunidade.
Governo do Estado