Início Plantão Rio UPP Social e Colégio Pedro II se juntam para melhorar escolaridade de...

UPP Social e Colégio Pedro II se juntam para melhorar escolaridade de jovens e adultos de favelas

O programa UPP Social, do Instituto Pereira Passos (IPP), firmou parceria com o Colégio Pedro II para que moradores das áreas pacificadas do Rio de Janeiro possam estudar na instituição de ensino do país. O benefício é direcionado a alunos com mais de 18 anos e que tenham o ensino fundamental concluído. Eles serão inscritos para as 360 vagas abertas do PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, que é oferecido pela escola pública federal.

 

 

Os técnicos da UPP Social estrão encarregados, nesta parceria, em levar os funcionários do Colégio Pedro II até alguns territórios pacificados com o objetivo de chamar a atenção dos moradores e conseguir novas adesões. O trabalho está sendo feito em regime de mutirão itinerante. Nesta semana, ele acontecerá no Batan, Zona Oeste, e em Manguinhos, Zona Norte. Todas as pessoas inscritas nestas áreas recebem isenção da taxa de cadastramento.

 

 

A estratégia de buscar uma aproximação maior com os moradores foi criada pela dificuldade que a escola tinha de conseguir atrair estudantes com o perfil exigido pelo PROEJA, que é um projeto educacional desenvolvido pelo Governo Federal que visa à elevação de escolaridade e qualificação profissional daqueles que não tiveram acesso ao Ensino Médio na idade regular.

 

 

 

O Curso de Ensino Médio contemplado pelo PROEJA reúne os conhecimentos das disciplinas de formação geral com uma formação profissional. As aulas serão ministradas das 18h30min às 22h30min. O Colégio Pedro II oferece duas formações técnicas: Administração e Manutenção e Suporte em Informática. Os alunos inscritos ganharão material didático, vale transporte, bolsa-auxílio (no valor mensal de R$ 100,00) e serão encaminhados para estágios nas respectivas áreas de formação. O curso será oferecido em quatro campi do Colégio Pedro II: Centro, Engenho Novo, Realengo e Tijuca.

 

 

 

Criado em 1837 e prestes a completar 176 anos, o Colégio Pedro II tem entre seus alunos uma lista de personalidades de destaque e importância na história passada e recente do país como: Joaquim Nabuco, diplomata e político; Francisco Pereira Passos, engenheiro e político; Rodrigues Alves, presidente da República; Lima Barreto, jornalista e escritor; Manuel Bandeira, crítico, poeta e tradutor; Mário Lago – ator, radialista e poeta; Fernanda Montenegro, atriz e Luiz Fux, atual Ministro do Supremo Tribunal Federal.

 

Agenda de inscrições:

Dia 11 – Batan
Local: Ciep Thomas Jeferson – Estr. do Engenho Novo, S / N º – Realengo,
 

Dia 13 – Manguinhos
Local: Casa Viva: Rua Capitão Bragança 142, Manguinhos.

1 COMENTÁRIO

  1. BOA NOITE ..EU GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO PARA ESTUDAR NO PEDRO SEQUNDO EM REALENGO,POIS SÓ ESTUDEI ATÉ A SEXTA SERIE E QUERIA MUITO TERMINAR MEUS ESTUDOS,PRECISA FAZER INSCRIÇÃO COMO QUE É.QUERO MUITO UMA RESPOSTA..OBG

Comments are closed.