Início Plantão Rio UPPs no Alemão e no Chapéu-Mangueira realizam programação especial

UPPs no Alemão e no Chapéu-Mangueira realizam programação especial

Festa Julina UPPNa tarde de sexta-feira (12/7), o Complexo do Alemão recebeu o “Arraiá das Crianças”, festa realizada na estação Palmeiras do Teleférico. Iniciativa de policiais militares, o evento reuniu cerca de 100 crianças de 4 a 12 anos, das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) Alemão, Adeus/Baiana e Fazendinha. Todas participam de projetos sociais das UPPs.

 

 

Com comidas típicas, dança de quadrilha, pula-pula, e brincadeiras como pescaria e “boca do palhaço”, além de distribuição de brindes, a festa contou com o trabalho de 12 PMs voluntários e com o apoio institucional da Supervia, administradora do teleférico. Os pequenos puderam participar, ainda, de oficinas de desenho e pintura.

 

 

– A ideia é resgatar aquilo que tínhamos na nossa época de escola. Como as crianças daqui são carentes de tudo, damos nossa parcela de contribuição. Essas crianças vão ter uma visão diferente dos policiais e terão condições de fazer escolhas melhores na vida – afirmou o major Márcio Varela, comandante da UPP do Alemão.

 

 

Uma das policiais responsáveis pela ideia da festa, a soldado Fernanda Assunção, relações públicas da UPP Alemão, customizou com bandeirinhas, balõezinhos e fitas as 40 blusas brancas recebidas como doação de uma grife. Todas foram dadas às crianças.

– Cada um de nós, policiais, contribuiu com o que podia e com o que sabia fazer. Ficamos felizes de alegrar as crianças e estreitar nossa relação com elas – explicou a policial.

 

 

As amigas Vitória Carvalho, de 10 anos, e Gabriela Fernandes, de 11, foram vestidas a caráter e aprovaram a festa julina. As duas adoraram o pula-pula.

– Antes das UPPs, não era comum ter festas assim. Só dentro das igrejas e olhe lá – contou Gabriela.

 

 

Chapéu-Mangueira comemora quatro anos de paz

Também em clima de festa, a UPP do Chapéu-Mangueira e Babilônia, no Leme, comemorou 4 anos de existência nesta sexta-feira, com cerca de 100 crianças da comunidade. Realizadas na localidade conhecida como Sobradinho, na ladeira Ary Barroso, as atividades começaram às 16h, com animadores, pula-pula, sorteio de brindes, distribuição de doces e refrigerantes. Às 18h, foi exibida, em um telão, a animação infantil “O Valente”.

 

 

– Decidi organizar o evento quando estava patrulhando a comunidade e um garoto me parou e pediu que fizesse alguma coisa voltada para crianças. O público infantil nos aceita muito bem por aqui. Este tipo de evento é uma forma de recompensar o carinho deles e, em consequência, conquistar também os adultos – explicou a tenente Paula Apulchro, comandante da UPP.

 

 

A pequena Elisabeth Neves, de 5 anos, adorou o evento, especialmente a cama elástica.

– Fiz uma tatuagem de borboleta – disse ela, mostrando a pintura que uma policial fez em seu rosto.

 

 

A agenda de atividades conta, ainda, com ações de combate ao diabetes, oficinas e uma ação social em parceria com órgãos públicos. No sábado (13/7), as atividades serão realizadas na quadra da Faetec e começam com a ação social, a partir das 10h. Durante todo dia serão oferecidos emissões de documentos, orientações jurídicas e ofertas de curso, além de oficinas de artesanato e beleza, animação e recreações. No mesmo local, a Associação Carioca de Diabéticos (ACD) oferece serviços de aferições, exames e orientações sobre a doença.

 

Governo do Rio