Início Plantão Rio UPPs: uso de armas não letais

UPPs: uso de armas não letais

A segunda etapa dos treinamentos de policiais militares que atuam em Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no emprego de armas não letais em ações de repressão a manifestações públicas nessas localidades começou esta semana. A partir de segunda-feira, os treinos, que contam com a participação de 48 profissionais das 12 UPPs, serão diários. Cada UPP ganhou um conjunto de armas não letais, porque a ideia da Secretaria de Segurança é evitar risco a inocentes no confronto com suspeitos. A primeira fase desses treinamentos começou em abril deste ano.
 
Segundo o relações públicas do programa, tenente Lima Ramos, as armas serão usadas para mediar conflitos entre moradores, como discussões de vizinhos, brigas em bares e casos de violência doméstica. Os PMs passarão a usar spray de pimenta, bombas de efeito moral, de gás lacrimogêneo e de luz e som, balas de borracha e pistolas que disparam dardos elétricos que neutralizam a pessoa sem causar danos.
 
– O objetivo é inibir o alvo sem colocar em risco a integridade física das pessoas – sintetizou o oficial.
As UPPs da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Zona Oeste, Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte, e morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, entre Copacabana e Ipanema, na Zona Sul do Rio, terão ainda um equipamento capaz de lançar bombas de spray de pimenta e balas de borracha a uma distância de até 150 metros para dispersar multidões.
 
– Para a Cidade de Deus, cujas características das ocorrências são com grupos, estamos enviando um kit que é usado normalmente em manifestações ou eventos de grande porte em que há aglomeração de pessoas. Em outra unidade, como a Formiga, por exemplo, basta receber um kit menor, porque não possui as mesmas características de emprego de massa e, sim, ocorrências individuais. Por isso, o policial vai utilizar equipamentos com perfil de emprego unitário, ou seja, com uma pessoa, duas, no máximo – explicou o tenente Lima Ramos.

Fonte: Governo do Rio