O programa dos POUSOS – Postos de Orientação Urbanística e Social – coordenado pela SMU – foi apresentado, no último dia 29 de maio, em Porto Madero, no Seminário Internacional sobre Assentamentos Irregulares e Políticas Habitacionais. O evento foi promovido pela Prefeitura de Buenos Aires e pela Corporacón Sur, responsável pela urbanização de favelas no sul da cidade.
A Argentina é mais um país latino-americano a se interessar pelo programa. Em breve, com a parceria da Prefeitura do Rio, vai garantir a sustentabilidade da intervenção em comunidades de baixa renda de sua capital. Desde o planejamento e licenciamento das edificações até a assistência técnica para orientar as obras.
Além da Argentina, a Colômbia também aprovou o programa em 2005, ao premiar o POUSO com o troféu Medellín de Melhores Práticas. O trabalho dos POUSOS foi apresentado pela Coordenadora Geral de Orientação e Regularização Urbanística e responsável pelo programa, a arquiteta Tânia Lima d’Albuquerque Castro, que também visitou as “Vilas Misérias”, favelas locais que estão passando por intervenção .
Fonte: Prefeitura