Início Plantão Rio Urbanização para comunidade de Campo Grande

Urbanização para comunidade de Campo Grande

Há um ano, os moradores do Vale Esperança, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, acompanham a construção de um antigo sonho: a urbanização da comunidade. Hoje, o ambiente insalubre – com esgoto a céu aberto, falta de drenagem de águas pluviais e ruas sem pavimentação – deu lugar a um bairro totalmente recuperado e pronto para servir de exemplo de integração social. As melhorias, orçadas em R$ 2,8 milhões, foram entregues nesta sexta-feira (30/4) pelo governador Sérgio Cabral.
 
– E um prazer inaugurar esta obra tão importante para o Vale da Esperança. Desde o início do governo, interferimos em áreas importantes para a população, mesmo que sejam de competência das prefeituras. A Zona Oeste, por exemplo, estava abandonada. Inauguramos Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas (UPAs), reformamos conjuntos habitacionais abandonados e começamos a cuidar das ruas da região. E ainda terá mais: vamos providenciar uma Clínica da Família, que é administrada pela Prefeitura do Rio, e, no futuro, uma creche – anunciou o governador.
 
Cerca de 650 famílias que vivem na comunidade Vale Esperança comemoraram o resgate da cidadania e da dignidade, com a inauguração das obras de saneamento, pavimentação e drenagem. Depois do trabalho de desmonte de grandes rochas localizadas nas ruas do bairro, a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) realizou o asfaltamento de 14 vias, totalizando 11.500 m2 de pavimentação, e instalou redes de saneamento e drenagem de águas pluviais, com 3.500 metros lineares de galerias.
 
– É emocionante voltar ao Vale da Esperança e ver as melhorias. Há alguns meses, andei pelas ruas da comunidade para discutir sobre a urbanização. Os moradores estavam ansiosos por essas intervenções e não acreditavam nelas. Hoje, as ruas estão prontas. Outras comunidades de Campo Grande serão atendidas – garantiu o vice-governador Luiz Fernando Pezão.
 
Além das obras de complementação de ligações prediais, foram implantados acessos, com a construção de escadas e rampas, nas residências do bairro. Os moradores do local também ganharam um espaço de lazer. O governo estadual, que também realizou serviços de parques e jardins, construiu uma mini-praça com banco de concreto, jogo de mesa de damas com quatro bancos, arborização, brinquedos e aparelhos de ginástica. O objetivo é utilizar a praça como um espaço de convivência.
 
– Quero agradecer a todos pela força que deram para a comunidade. O Vale está completamente diferente do que era antes. Saímos da lama. Agora, teremos uma vida melhor. O Vale da Esperança virou um bairro de verdade. Todos os moradores estão felizes com as melhorias – afirmou a presidente da Associação de Moradores da comunidade, Janaina Carla Cruz.
Os secretários de Governo, Wilson Carlos, e de Obras, Hudson Braga, e o presidente da Emop, Ícaro Moreno Júnior, participaram da inauguração das obras da comunidade Vale da Esperança, em Campo Grande.

Fonte: Governo do Rio