Cerca de 80 alunos do curso de Engenharia Civil da UFRJ visitaram, no último sábado (10/9), a usina de asfalto borracha da RJ-122 do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). O diretor de Obras do departamento, Ângelo Monteiro, apresentou a nova tecnologia para os estudantes, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer melhor como funciona o processo de implantação do asfalto borracha.
– Com esse encontro, eles estão tendo uma experiência fundamental para a carreira deles. É uma chance que eu mesma não tive na minha graduação. Poder mostrar na prática o que eles aprendem na teoria é uma grande motivação – afirmou a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UFRJ, Elaine Garrido.
Ângelo Monteiro ressaltou para os alunos que o asfalto de alta viscosidade já demonstra muitos benefícios. Para o diretor, como a tecnologia servirá de modelo para novas ações, é de extrema importância que estudantes e engenheiros tenham conhecimento de todos os aspectos positivos desse tipo de massa asfáltica.
Além de proporcionar uma verdadeira aula na RJ-122, em Cachoeiras de Macacu, o DER levou os alunos para visitar a usina de massa morna, a fundação de uma ponte que está sendo construída na RJ 116, em Bom Jardim e, também, uma ponte que já está sendo finalizada na RJ-172, sobre o Rio Grande, em Manoel de Moraes.
– Fiquei muito feliz com essa oportunidade que o DER e a UFRJ estão nos proporcionando e por poder ver de perto como a engenharia está evoluindo e caminhando para tecnologias voltadas para o aspecto ecológico e sustentável -comentou o estudante do 8° período, Rafael Duarte.
Fonte: Governo do Rio