Uma nova atualização para o aplicativo BBM estará disponível para o celular inteligente BlackBerry, da Research in Motion (RIM), para que seus usuários possam falar grátis entre si. O serviço, no entanto, só estará disponível, a princípio, em áreas com Wi-Fi.
Até o momento, o sistema de mensagem BBM perdeu seu atrativo para o WhatsApp, que integra os smartphones da RIM com Iphones e Androids, ampliando a quantidade de pessoas em conversação.
Para utilizar este novo aplicativo, ambos os usuários em conversação deverão possuir o aplicativo (óbvio) e estar conectados à internert Wi-Fi, não importando em que distância estejam um do outro, se em países diferentes ou na vizinhança. Ao utilizar o aplicativo, os usuários não terão um centavo sequer descontados de seus planos telefônicos.
Para especialistas no seguimento, esta é uma grande mudança no sistema de telefonia móvel. As operadoras de celulares já vinham perdendo muito no sistema de SMS (mensagens) graças aos aplicativos de chat, agora devem sentir também no bolso essa evolução para serviço de voz, que ainda está em uma fase muito inicial. Outros aplicativos dever surgir para levar a conversação para a internet, sem precisar usar os minutos dos planos telefônicos.
Para usar a novidade, os usuários deverão possuir instalados em seu celular uma versão igual ou superior do sistema operacional BlackBerry OS, a versão 7.0 do BBM e um plano de dados.
O primeiro país da América do Sul com a função disponível deve ser a Argentina, em 30 de novembro deste ano.