Início Plantão Brasil Vacina da Gripe A chega com campanha

Vacina da Gripe A chega com campanha

Filmes com o ator Marco Nanini informam sobre os públicos que devem ser imunizados e cronograma de vacinação. Pessoas poderão ser informadas das datas por e-mail. Veiculação das peças começa nesta quinta-feira, em todo o país

 A segunda fase da campanha publicitária do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra gripe A(H1N1) começa a ser veiculada em todo o país nesta quinta-feira (4/3) e vai até o dia 14 de março. Em dois filmes diferentes, o ator Marco Nanini esclarece a população sobre o calendário da estratégia de vacinação e a definição dos sete públicos prioritários para a vacinação.

Na internet, as pessoas poderão optar por serem avisadas, via e-mail, da data de vacinação de cada um dos grupos prioritários. Na página do Ministério da Saúde, o inernauta poderá cadastrar seu endereço eletrônico e selecionar a data de vacinação do grupo ao qual ele pertence ou tem interesse. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada. O cadastro via e-mail estará disponível a partir de 8 de março.
 
Serão distribuídos, ainda, 100 mil cartazes e 1 milhão de folders com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia-a-dia.
 
A estratégia nacional de vacinação será realizada entre 8 de março e 21 de maio, dividida em sete etapas, cada uma voltada para um público específico. Entre os dias 8 e 19 de março, serão vacinados apenas indígenas e profissionais de saúde.
 
No período entre 15 de março e 21 de maio, será veiculada a terceira fase da campanha, com peças específicas convocando os diferentes públicos para a imunização contra gripe pandêmica.
 
No Brasil, a vacina está indicada para sete públicos prioritários: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3, crianças de seis meses a menos de dois anos, adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos (veja cronograma abaixo).
 
Os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Eles foram definidos em parceria com representantes de sociedades científicas, estados e municípios e entidades de classe. Os critérios para definição dos públicos prioritários levaram em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte. Ao todo, haverá vacinas disponíveis para 91 milhões de pessoas. A expectativa é vacinar pelo menos 80% desse público.
 
MEDIDAS DE PREVENÇÃO – Além da publicidade voltada para a vacinação, o Ministério da Saúde divulga, desde o dia 22 de fevereiro, campanha de prevenção da gripe pandêmica, orientando os brasileiros sobre as formas de se proteger da doença. Com o slogan Quanto mais prevenção, mais proteção, as peças mostram situações do dia a dia e apontam os cuidados básicos de higiene para evitar contrair ou transmitir a doença. Entre as principais mensagens estão a importância de lavar as mãos com frequência, de não compartilhar alimentos e objetos pessoais e de cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar.
 
Além de mensagens gerais, o Ministério da Saúde optou por produzir filmes específicos para crianças e jovens com jingles que chamam a atenção desse público. Também foi produzido material para rádio. As peças da campanha já veiculadas ou em veiculação estão disponíveis no Portal Saúde – www.saude.gov.br. São 125 mil cartazes e um milhão de folders. Todo material impresso das duas campanhas é enviado às Secretarias Estaduais de Saúde, que farão a distribuição aos municípios.
 
No Norte e Nordeste, onde o período de chuvas concentra-se no primeiro semestre do ano, a campanha de públicitária voltada para prevenção de gripe pandêmica foi antecipada. As peças publicitárias começaram a ser veiculadas nessas duas regiões no dia 8 de fevereiro. 
 
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS
 
Grupos Prioritários Data da vacinação
Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia  08/03 a 19/03

Indígenas 
Gestantes

(mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)  22/03 a 02/04 
 
Doentes crônicos – Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal. 22/03 a 02/04 

Crianças de seis meses a menores de dois anos  
22/03 a 02/04
 
População de 20 a 29 anos 05/04 a 23/04

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO
Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica. 24/04 a 07/05 

População de 30 a 39 anos 10/05 a 21/05

 

Fonte: Min Saúde