Início Plantão Brasil Vacinação contra a febre aftosa

Vacinação contra a febre aftosa

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa nos rebanhos brasileiros, em 19 estados e no Distrito Federal, já começou. A expectativa para este ano é de que 150 milhões de bovídeos (ovelhas, cabras e bois) sejam vacinados. No ano passado, a primeira etapa imunizou mais de 149 milhões.
A vacinação permite ao Brasil manter a condição de exportador e importador de carne e animais, além de manter-se livre da febre aftosa. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa, Franciane Abrantes Assis, existem atualmente algumas suspeitas identificadas e notificadas que estão sendo investigadas pelo serviço veterinário de cada estado, mas há três anos não há casos da doença no país.
— Desde abril de 2006, que o Brasil não apresenta febre aftosa em seus rebanhos. Mas, o trabalho de vigilância dos serviços veterinários estaduais está analisando alguns casos suspeitos em várias regiões do país — disse Franciane Assis.
A meta para este ano é que a cobertura vacinal seja praticamente total em todo o território.
— O Brasil tem atingido índices de cobertura vacinal igual a 90% nos últimos anos. Isso permite uma cobertura imunitária do rebanho atingindo a meta esperada pelo programa — ressaltou.
De acordo com Franciane Assis, a vacina de febre aftosa é comprada e aplicada pelo próprio produtor.
— Essa forma de participação do produtor funciona muito bem no Brasil, e nós temos produtores hoje muito atuantes. Pois, a vacinação se tornou uma rotina no país. Então os produtores compram e aplicam, depois vão até os escritórios de serviços veterinários do Estado e comunicam a vacinação — explicou.

Fiscalização

A fiscalização é feita pelos serviços veterinários estaduais, que supervisionam rotineiramente cada etapa da vacinação. Os agentes responsáveis checam as declarações entregues pelos produtores, caso seja encontrada alguma irregularidade o produtor pode ser penalizado com multa e pode inclusive ter a ficha que permite a movimentação de animais bloqueada. Cada estado estipula o valor da multa que será cobrado.
A primeira etapa de imunização ocorre no Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Distrito Federal, em Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Sergipe e na Bahia. No Espírito Santo, Paraná , em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul serão imunizados apenas os bovinos e búfalos com até 24 meses de idade.
Até o final do ano, a meta é aplicar cerca de 400 milhões de doses de vacinas nas duas etapas de vacinação.

 

Fonte: Agência Brasil