Início Plantão Rio Vacinação contra febre aftosa começa no dia 1° de maio

Vacinação contra febre aftosa começa no dia 1° de maio

 

No mês de Maio, o produtor rural tem um compromisso com a sanidade do rebanho bovino do estado. No dia 1º tem inicio a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que acontece até o dia 31. Considerado área livre de aftosa, há 15 anos sem o registro da doença, o Rio de Janeiro tem alcançado índices vacinais superiores a 90% nas campanhas realizadas nos meses de maio e novembro, para imunizar o plantel de 2,1 milhões de cabeças.

 

 

Para o secretário de Agricultura, Christino Áureo, o resultado positivo é fruto do trabalho e empenho das equipes de defesa agropecuária da secretaria em parceria com as prefeituras, aliados à conscientização dos produtores rurais sobre a importância da imunização do gado.

 

 

– O controle da doença, juntamente com os programas do governo estadual para fomentar a atividade, como o Rio Genética, tem contribuído para a elevação dos negócios pecuários no território fluminense. O Rio de Janeiro vem se destacando no cenário nacional pela qualidade de seus plantéis, principalmente na produção de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores) – afirmou.

 

 

Após vacinar os animais, os produtores devem se dirigir ao Núcleo de Defesa Agropecuária ou ao Posto Municipal de Defesa Agropecuária, de seu município e apresentar a declaração de vacinação. A Secretaria de Agricultura vem ampliando o número de postos, através de convênios com as prefeituras, para que os produtores sejam atendidos em seu próprio município, evitando o deslocamento.

 

 

O superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha.

 

Fonte: Governo do Rio