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Vans intermunicipais voltam a ter ponto na Central

As vans intermunicipais regularizadas pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) – que fazem o transporte de passageiros da Região Metropolitana com a Capital fluminense – voltaram a fazer ponto final na Central do Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, já a partir desta segunda-feira (4). Esta medida, agilizará a integração das vans com o metrô e os trens a partir da implantação do bilhete único, previsto para fevereiro.

De acordo com o Governo do Estado, os usuários começaram a ser avisados da mudança na última semana pelos motoristas das vans e, durante os próximos dias, o Detro manterá equipes nos dois pontos – Leopoldina e Central – para orientação dos mesmos. Porém, muitas pessoas que se dirigiram ao antigo terminal, na Leopoldina, foram pegos de surpresa com a mudança.

Durante este período de adaptação, apesar dos pontos finais das linhas que vêm da Baixada Fluminense e do Leste da Baía (São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá, entre outros) já estarem funcionando nas ruas Cel Aldomaro Costa e Alfredo Donadella, próximas ao Terminal Américo Fontenelle, na Central, os veículos continuarão a passar pela Leopoldina para atender usuários ainda desavisados.

"Nós optamos por dar início a esta mudança já na primeira semana de janeiro para que os usuários se acostumassem com a mesma ao longo da semana. A maioria desses passageiros é usuário costumeiro das linhas e foi sendo avisado ao longo da última semana pelos próprios permissionários. Tomamos esta medida após avaliação dos primeiros meses de operação das vans regulamentadas para a Região Metropolitana, levando em conta a análise da reivindicação de passageiros e permissionários", explica o diretor técnico-operacional do Detro, João Cassimiro.

A medida visa a facilitar também a integração entre modais – vans, ônibus municipais, metrô e trem – a partir da implantação da bilhetagem eletrônica nas linhas intermunicipais, anunciada pelo governo do estado para fevereiro próximo. Agora, não será mais necessária à viagem de baldeação nos ônibus que levavam os passageiros das vans da Leopoldina até a Central, evitando a interferência no período de duas horas previsto para a validade do bilhete único.

"Com as vans parando na Central, os passageiros poderão fazer esta integração de forma mais rápida e com maior oferta de modais, enquanto na Leopoldina, como a princípio havia sido definido pela administração do município do Rio, só seria possível a integração van-ônibus. Vale lembrar que a estrutura montada naquele local era de caráter provisório, pois a administração estadual não pode interferir urbanisticamente em uma área municipal. Durante este período de adaptação, os ônibus que fazem a integração entre Leopoldina e Central para transporte dos usuários de vans serão mantidos", afirma João Cassimiro.

Como forma de evitar maiores impactos ao trânsito do Centro do Rio, o trajeto das vans que farão ponto na Central não passará pela Avenida Presidente Vargas, fluindo pelas seguintes vias: no acesso, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Prof. Pereira Reis, Rua da América, Rua Senador Pompeu e Central do Brasil; e, na saída, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correa e Avenida Rodrigues Alves.

 

Fonte: Agência Rio