A primeira rodada de reuniões que aconteceu na tarde desta terça-feira (15/9), no Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), com representantes da Prefeitura do Rio e da Rio Ônibus para a solução da questão que envolve as vans intermunicipais da Região Metropolitana apontou para a manutenção do ponto final dessas linhas na Leopoldina e a implantação da bilhetagem eletrônica para integração das mesmas com ônibus municipais. Na manhã desta quarta-feira, os técnicos do Detro terão nova reunião, desta vez, com 18 representantes dos permissionários vencedores da licitação para municípios da Baixada Fluminense e Leste da Baía.
A primeira rodada de discussões reuniu a equipe técnica do Detro com Dulce de Mendonça, coordenadora da Região Central do Rio, e Renato Rocha, assessor do subsecretário municipal de Transportes. Estes defenderam a permanência do ponto final das linhas de vans intermunicipais na Leopoldina, pela facilidade de integração com as linhas municipais de ônibus e por não prejudicar o trânsito na área central da capital. Para tanto, foi sugerida a reurbanização da área para maior comodidade e proteção aos usuários e permissionários.
Já Arthur Cesar e Richele Cabral, representantes da Rio Ônibus, adiantaram que já estão em andamento estudos visando possibilitar a implantação de bilhetagem eletrônica nas vans intermunicipais para integração das mesmas com as linhas de ônibus municipais. O resultado deste estudo deverá estar disponível em cerca de 20 dias.
A Rio Ônibus se comprometeu com o Detro a manter em circulação em caráter emergencial os seis ônibus que estão, desde segunda-feira, transportando gratuitamente passageiros entre a Leopoldina e a Central. Os veículos serão envelopados para melhor identificação e circularão de segunda a segunda, só parando entre meia-noite e 4h30, quando não há vans intermunicipais em circulação. Este sistema será mantido até que a integração van intermunicipal-ônibus municipal seja posta em prática.
Os representantes das empresas de ônibus disseram que os estudos referentes à implantação da bilhetagem eletrônica para a interligação das vans com os ônibus só se tornaram possíveis após a regulamentação do transporte complementar.
– Antes, isto era legalmente inviável. Só se pode implantar este tipo de sistema entre concessionários e/ou permissionários, o que não acontecia anteriormente, quando as vans circulavam com base apenas em autorizações – explicou Arthur Cesar.
O presidente do Detro, Rogério Onofre, que está acompanhando passo a passo esta decisão que, segundo ele, deve ser embasada, mais uma vez, em critérios técnicos.
– A equipe técnica do Detro está à frente dessas negociações e hoje tivemos um avanço enorme para solucionar o problema que nos últimos dias afligia a população da Região Metropolitana, o que deve acontecer o mais rápido possível. Mais uma vez, estamos diante da constatação de que a regulamentação do transporte complementar é uma conquista sem precedentes, pois abre novas possibilidades para o transporte de passageiros, como a integração entre modais, reconhecidamente a grande saída para a eficiência no transporte público dos grandes centros – concluiu Onofre
Fonte: Detro