Início Plantão Rio Vazamento no Rio Casseribu

Vazamento no Rio Casseribu

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria do Ambiente, autuou o grupo Pedras Transmissoras, que está construindo uma estação de energia para a Ampla, na BR 101 norte, km 28, em Itaboraí, pelo vazamento de aproximadamente seis mil litros de óleo vegetal naftênico.

O transbordamento aconteceu na madrugada de segunda para terça-feira, durante a operação de enchimento do óleo no transformador elétrico por um caminhão. O vazamento, que foi informado pela empresa ao Inea, atingiu o solo e canaletas que deságuam no Rio dos Duques, afluente do Casseribu. A pedido dos agentes, foram instaladas barreiras de contensão para evitar que a se alastrasse.

Nesta quarta-feira (24/3), técnicos do Inea e do ICMBIO realizaram um sobrevoo e identificaram vestígios e manchas do óleo ao longo do Rio Casseribu, apesar da instalação de mais de 20 barreiras de contensão.

Durante todo o dia, equipes percorreram a área. Técnicos continuam de plantão no local monitorando o vazamento. Um novo sobrevoo está previsto para acontecer nesta quinta-feira, (25/3). Segundo os técnicos o óleo vegetal naftênico tem baixa toxidade tanto aguda como crônica.

Fonte: Inea