Início Plantão Rio Verba contra enchentes

Verba contra enchentes

Após visitar 19 dos 20 municípios que receberam R$ 1 milhão do orçamento da Assembleia Legislativa do Rio para reparação de danos causados pelas chuvas de verão, a comissão especial instituída para averiguar o uso da verba que totalizou R$ 20 milhões marcou a ida à última cidade, Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, para o próximo dia 25. A visita, definida em reunião realizada nesta quarta-feira (09/09), antecederá a apresentação do relatório do colegiado, o que acontecerá no dia 30.

 – Precisamos encerrar esta primeira etapa e o dia 30 é um bom marco por ser o último dia do prazo para envio do projeto de lei orçamentária para a Casa. De posse de todas as informações, poderemos pensar em emendas ao texto – explicou o presidente do grupo, deputado Luiz Paulo (PSDB).

De acordo com o parlamentar, o grupo estuda apresentar emendas que criem uma verba emergencial para estas calamidades e que tragam previsões para estudos das bacias hidrográficas localizadas no estado. Ele comunicou que está em contato com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para marcar um encontro sobre esses estudos. Os parlamentares discutiram ainda a possibilidade de voltar ao município de Cambuci, também no Noroeste, para averiguar denúncias de mau uso da verba, que teria sido empregada, segundo relato de dois vereadores locais, na compra de um veículo particular. "Vamos oficiar a prefeitura solicitando que, no prazo de dez dias corridos, sejam enviadas para a Alerj todas as notas fiscais das compras feitas e serviços prestados. Após a análise destes documentos, discutiremos a necessidade de voltar a Cambuci", disse Luiz Paulo.

– Alguns municípios adquiriram veículos e isso deve ser especificado – disse o deputado Wilson Cabral (PSB), um dos membros da comissão que esteve em Cambuci, referindo-se às denúncias dos vereadores.  – Mas, se ficar comprovado que foi um veículo de luxo, teremos que denunciar – afirmou o parlamentar. Os deputados também acertaram a volta aos municípios de Tanguá, Rio Bonito, Paraty e Conceição de Macabu.

– O estado ainda inicial das obras, em sua maioria por se tratarem de construções de casas populares, faz-nos achar que novas visitam são mais do que necessárias –  disse Cabral. As novas visitas ocorrerão em novembro.

A comissão já esteve em Cardoso Moreira, Italva, Tanguá, Rio Bonito, Conceição de Macabu, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, São Francisco do Itabapoana, São José de Ubá, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Itaocara, Porciúncula, Natividade, Paraty, Laje do Muriaé, Miracema e Silva Jardim. Os deputados Inês Pandeló (PT) e Nilton Salomão (PMDB) também participaram da reunião.

 

 

Fonte: Alerj