Nesta quinta-feira, dia 10/12, segundo dia da Prefeitura Itinerante na Zona Norte, o prefeito Eduardo Paes anunciou duas obras importantes para a região: a construção de um viaduto em Tomás Coelho e da terceira maior área de lazer da cidade, o Parque de Madureira. Na nova área, a Prefeitura vai cobrir um dos bairros mais quentes da cidade com árvores e plantas que podem reduzir em até cinco graus celsius a temperatura local.
Ao anunciar a construção do viaduto de Tomás Coelho, o prefeito Eduardo Paes atende a uma antiga solicitação dos moradores do bairro. O elevado, com 470 metros de extensão por nove metros de largura, será construído na Avenida João Ribeiro e vai ligar Tomás Coelho a Cavalcante. Hoje, para fazer este caminho, os moradores precisam percorrer vários quilômetros de carro para atravessar a linha férrea que corta o bairro.
A obra faz parte do “Bairro Maravilha”, projeto lançado no primeiro dia da Prefeitura Itinerante, que promete dar cara nova à Zona Norte com a recuperação de mais de 400 ruas e vias de áreas abandonadas do subúrbio. A construção do viaduto deve durar aproximadamente 300 dias e tem custo estimado de R$ 22 milhões.
– Quando andamos pela Zona Norte do Rio vemos o asfalto degradado, desmontando, mato crescendo, coisas abandonadas. O que estamos fazendo aqui hoje é mudando completamente a realidade da Zona Norte do Rio. Lançamos ontem o programa “Bairro Maravilha”, em que vamos recuperar plenamente a infraestrutura da cidade. Vamos tirar todo o asfalto ruim das ruas, recuperar as galerias de águas pluviais e as redes de esgoto, fazer a pavimentação das calçadas, cortar as árvores, oferecer iluminação pública de qualidade. Nosso objetivo é tratar com dignidade as pessoas. Nossa prioridade é recuperar o subúrbio e trazer benefícios e melhorias à população da Zona Norte – enfatizou, depois de mostrar um vídeo com o projeto do viaduto.
Localizado próximo à estação de trem de Tomás Coelho, o elevado vai beneficiar moradores de Del Castilho, Engenho da Rainha, Inhaúma, Pilares, Madureira e Cascadura. A obra também facilitará o acesso ao Estádio Olímpico João Havelange e o patrulhamento da Polícia Militar na região. Além dessas melhorias, será feita a revitalização embaixo e no entorno do viaduto, do lado da Avenida Martin Luther King Júnior.
De lá, a comitiva seguiu para Madureira, onde Paes foi recepcionado pelas baterias das escolas de samba Portela e Império Serrano. No local, ele anunciou a construção do Parque de Madureira, que será a terceira maior área verde de lazer municipal da cidade, perdendo somente para o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista. A iniciativa é uma parceria com a Light.
O parque será construído num terreno de 2 km de extensão, na Rua Soares Caldeira, atrás do Madureira Shopping, onde hoje estão instaladas as torres de transmissão da Light. Ele ficará às margens da linha do trem, na Rua Conselheiro Galvão, próximo ao Viaduto Negrão de Lima, bem no centro de um dos bairros mais tradicionais do subúrbio.
A imensa área verde contará com fontes, riachos, ciclovias, quiosques, pistas de corrida, bosques, quadras poliesportivas, horta, pomar, anfiteatro e uma biblioteca virtual. Além de cinco quadras e outros equipamentos voltados para a prática de esportes, o Parque de Madureira abrigará a Praça do Samba, uma área reservada para apresentações culturais populares. O local será construído em homenagem à Portela e ao Império Serrano, duas escolas de samba que são marcas registradas de Madureira.
No projeto, também está prevista a construção da Praça do Conhecimento – uma espécie de biblioteca virtual e ‘lan house’ pública, com cursos de informática. O prédio foi projetado dentro dos conceitos de preservação ambiental e sustentabilidade no intuito de aproveitar todos os recursos naturais, desde a água da chuva até a energia solar, que será absorvida por uma estrutura de plantas no teto.
O projeto da compactação das linhas de alta tensão da Light do novo parque já começou a ser desenvolvido. A companhia será a responsável pela realocação de seis torres de transmissão que hoje estão distantes uma das outras 100 metros. Com a compactação, esta distância vai ser reduzida para 40 metros e o espaço restante será usado para a instalação do parque, que terá 60 metros de largura e 1,5 quilômetro de extensão. O custo da compactação, que deve durar entre 10 e 12 meses, é de R$ 21 milhões.
Acompanhado pelos secretários municipais Cristiane Brasil (Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida), Jorge Bittar (Habitação), Alexandre Pinto (Obras), Sérgio Dias (Urbanismo), do Subprefeito da Zona Norte, André Ramos, vereadores, deputados, administradores regionais, presidentes de associações comercias e do presidente da Light, José Luiz Alquéres, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância dessa obra.
– Hoje é um dos dias mais importantes desde que entrei na Prefeitura. A obra que vamos começar aqui é o maior presente que a gente podia dar para o subúrbio carioca. Será um espaço de lazer privilegiado para a população da Zona Norte. As pessoas para terem acesso ao lazer aqui ou vão para a praia ou para a Quinta da Boa Vista ou para o Aterro do Flamengo. E essa será a primeira grande área de lazer da Zona Norte, com muita qualidade, que vai abrir Madureira, Osvaldo Cruz, Rocha Miranda e toda essa região. É uma grande conquista do subúrbio – afirmou Paes, que ainda prometeu mais melhorias.
O prefeito tranquilizou as pessoas que hoje moram em área invadida dentro do terreno onde será construído o Parque de Madureira, garantindo que todas elas ganharão moradia digna e de qualidade no próprio bairro. A Secretaria Municipal de Habitação está cadastrando os moradores e vai construir apartamentos populares numa área de aproximadamente 50 mil metros quadrados. Uma horta comunitária também será instalada no local, para repor a que hoje é cultivada no terreno.
– Vamos avançar muito aqui na Zona Norte. Vamos dar início ao chamado Corredor T-5, que há muito tempo se ouve falar, para ligar a Barra e Jacarepaguá à Avenida Brasil, passando por Madureira. Vamos trazer para o subúrbio melhorias no transporte e qualidade de vida – disse.
Fonte: Prefeitura do Rio